Transtorno de Ansiedade Generalizada: O que é?

Transtorno de Ansiedade Generalizada: O que é?

23 de junho de 2017 0 Por Redação Portal PaNoRaMa

Diante de situações como o nascimento de um filho, uma entrevista de emprego, o resultado de uma prova, uma viagem, é comum que a ansiedade apareça, ela é uma reação natural do ser humano, e manifesta-se em circunstâncias que desencadeiam incerteza, medo, espera, expectativa, apreensão. Em alguns contextos a ansiedade pode agir de modo positivo, como um indício de uma preocupação que capacita a pessoa a enfrentar desafios ou mesmo se habituar ao novo que vem chegando.

A partir do momento em que a ansiedade perdura por longos períodos de tempo, começando a prejudicar a rotina, as atividades diárias, o trabalho, a vida pessoal e trazendo comprometimentos para o funcionamento da vida da pessoa ela para de ser algo natural. Nesse momento deve-se considerar a ansiedade um alvo de inquietação que merece uma atenção especial.

O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é caracterizado pela presença de sintomas ansiosos crônicos, excessivos, que aparecem na maioria dos dias, por pelo menos seis meses ou mais. A pessoa apresenta-se na maior parte do tempo angustiada, carregada, preocupada, irritada ou aborrecida. Dentro desse transtorno existem alguns sintomas que são comuns: insônia, angústia permanente, preocupação excessiva, cansaço crônico (a pessoa mesmo que descanse está sempre cansada), dificuldade em tomar decisões, dificuldade em se concentrar, aparecem também sintomas físicos como dores musculares, aperto no peito, suor frio, suor em excesso, taquicardia, dor de cabeça, aumento da pressão arterial e outros.

A ansiedade generalizada é um dos transtornos mais comuns e mais encontrados. Vivemos em um mundo que contribui para o aparecimento da ansiedade, estamos sempre correndo, tudo requer pressa, deve estar pronto pra “ontem”, às 24 horas do dia nunca são suficientes para tudo que temos que fazer, nos preocupamos tanto que uma ideia atropela a outra; normalmente estamos esperando por algo que ainda vai acontecer, como uma promoção no emprego, uma viagem, o casamento, o final de semana, a aprovação em um concurso, vivemos em estado de espera.

Apesar de muitas das vezes nos identificarmos com os sintomas do transtorno de ansiedade generalizada, é necessário sempre que se busque um profissional para realizar o diagnóstico de maneira correta, pois o que podemos estar sentindo podem ser sinais de uma ansiedade normal assim como esses sintomas pode ser de outra doença, como a Síndrome do Pânico, Depressão, Fobias Sociais, que possuem sintomas bastante semelhantes com os da Ansiedade Generalizada, por isso a importância em procurar um profissional habilitado. A Síndrome da Ansiedade Generalizada é uma doença que tem tratamento, e este possibilita a pessoa a levar uma vida normal sem maiores agravos.

Essa coluna destina-se a esclarecer e desmistificar a psicologia como área de trabalho, não apenas para os ditos “loucos”, mas para mostrar que a manutenção da saúde mental ajuda no bem-estar cotidiano, proporcionando uma vida melhor e mais ativa.
Telefone para contato e mais informações: 64 9 9606-9313 e 64 9 8454-4392.
Facebook: https://www.facebook.com/psicolaris/?ref=aymt_homepage_panel

Colunista: Joice Veridiane Schumacher
Sócia proprietária da Psicolaris- Atendimento Domiciliar e saúde mental.
Psicóloga, formada pela Universidade Federal de Goiás, CRP – 09/10511

Aviso importante:
O conteúdo exibido nesta seção (COLUNA), apresenta caráter meramente informativo. O Portal PaNoRaMa não se responsabiliza pelo conteúdo dos colunistas que assinam cada texto, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal PaNoRaMa se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins.