Agronegócio

Prefeitura de Jataí beneficia projeto gratuito de equoterapia

Foto: Sindicato Rural de Jataí
Na última quarta feira (27), a Prefeitura de Jataí anunciou, em suas redes sociais, que o projeto de equoterapia será beneficiado pela administração do prefeito Vinícius Luz, através da Expaja, agora gratuita e solidária...

Segundo a Associação Nacional de Equoterapia (Ande Brasil), a Equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais. A prática visa proporcionar a essas pessoas melhor qualidade de vida, além de promover o desenvolvimento da autoestima, segurança, auto eficácia e independência.

A Equoterapia pode ser praticada por qualquer pessoa, em qualquer idade. Ela faz toda a diferença em casos como: Síndrome de Down, paralisia cerebral, esclerose múltipla, sequelas de acidentes e cirurgias, doenças genéticas, ortopédicas e musculares, acidente vascular cerebral (AVC), trauma crâneo-encefálico, atraso maturativo, autismo, falta de coordenação motora, deficiência visual, deficiência auditiva, entre muitos outros.

A terapia consegue alcançar resultados surpreendentes com problemas relacionados aos movimentos dos quadris e coluna vertebral, assim como no desenvolvimento da fala, socialização e até mesmo autoconfiança. Alguns benefícios são melhorias nas habilidades motoras, maior tonicidade e força muscular, melhora na postura, maior equilíbrio, noção de espaço, desenvolvimento da psicomotricidade, melhorias na voz e na pronúncia das palavras, controle da ansiedade e melhora no desempenho em sala de aula.

O Centro de Equoterapia Primeiro Passo, em Jataí, foi formado há 8 anos pelo Sindicato Rural de Jataí, desenvolvendo um programa gratuito que beneficia aqueles com necessidades especiais ou que sofreram algum acidente. O programa já atendeu mais de 150 famílias e atualmente atende aproximadamente 70 praticantes, dentre eles, adultos e crianças, em parceria com a Prefeitura Municipal de Jataí, APAE, Lions Clube, Érica de Melo e Senar-GO. Os animais utilizados foram doados por produtores da região.

Na última quarta feira (27), a Prefeitura de Jataí anunciou, em suas redes sociais, que o projeto de equoterapia será beneficiado pela administração do prefeito Vinícius Luz, através da Expaja, agora gratuita e solidária. Parte dos valores arrecadados com a Exposição serão destinados ao projeto.

Vale lembrar que, ano passado, Jataí sediou o Encontro Regional de Equoterapia, evento cujo objetivo era levar conhecimento às equipes dos centros, através de aulas teóricas e práticas, e também ressaltar o papel do equitador na terapia. Na ocasião, Eros Spartalis, representante da Ande Brasil, elogiou a estrutura do Centro de Equoterapia Primeiro Passo, em Jataí, que possui área coberta para atendimento dos pacientes e rampas de acesso para cadeirantes.

Assim, o Centro de Equoterapia de nossa cidade é referência em nível nacional, tanto em infraestrutura quanto em qualidade de atendimento. Os atendimentos são gratuitos e realizados sob prescrição médica. Para participar, basta entrar em contato com o Sindicato Rural de Jataí, que encaminhará as demais informações para o início das atividades.

Larissa Pedriel
Foto capa: Sindicato Rural de Jataí
Jornalismo Portal Panorama

Enquete:

O Panorama quer saber a sua opinião: Educação sexual nas escolas de Jataí. Você é contra ou a favor?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...