Agronegócio

Aposentadoria rural e a reforma da previdência

De acordo com reforma da Previdência, o trabalhador rural não será capaz de se aposentar por idade sem nunca ter contribuído

A proposta da reforma da Previdência 2019, realizada no atual governo, informa que o trabalhador e  produtor rural não conseguirão mais se aposentar por idade, sem nunca ter contribuído. O texto definitivo com a proposta da emenda à Constituição, que trás a Reforma da Previdência, já foi entregue ao Congresso Nacional.

O governo federal afirma que é preciso realizar mudanças e não disse o valor que irá arrecadar com a proposta para aposentadoria rural. De acordo com o projeto, é necessário contribuir no mínimo 20 anos para conseguir a aposentadoria.

O texto da reforma, em relação ao trabalhador rural, apresenta mudança na idade mínima para aposentadoria. Atualmente, os requisitos são 60 anos para homens e 55 anos para mulheres. Já no novo modelo, os homens continuariam com a idade mínima de 60 anos e a alteração seria feita apenas na idade para aposentadoria rural da mulher, que passaria de 55 anos para 60 anos.

Outro ponto levantado no texto da reforma, é a criação de um valor mínimo para os trabalhadores que pagam contribuição ao INSS, de acordo com a venda da produção, esse grupo deverá contribuir com 600 reais por ano à Previdência.O projeto precisa do aval do congresso, para que a proposta seja válida.  

É compreensível toda a preocupação dos trabalhadores rurais, que estão próximos da aposentadoria, diante das novas regras da reforma da previdência, que trás inúmeras alterações na lei.  Em respeito, o governo afirma que quem tem mais de 36 anos não precisa se preocupar, basta comprovar que trabalhou 20 anos no campo para conseguir o benefício, e para aqueles que já recebem a aposentadoria nada muda.

Já para aqueles com a idade entre 16 anos e 35 anos, são válidas as regras do projeto, tanto para idade mínima de aposentadoria como para o tempo de contribuição.

Paula Caroline França
Foto Capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama

Enquete:

O Panorama quer saber a sua opinião: Educação sexual nas escolas de Jataí. Você é contra ou a favor?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...