Saúde e Bem Estar Top Destaque

Treinamento Funcional: entenda os benefícios da modalidade da moda

Foto: Internet
As atividades dessa prática têm por objetivo trabalhar o corpo de forma global...

Os chamados exercícios funcionais têm ganhado espaço na área das práticas de condicionamento físico. A aparente novidade relacionada aos exercícios funcionais é ilusória, afinal a prática é baseada nos movimentos naturais dos seres humanos, como correr, agachar, pular, puxar e empurrar. Assim, acredita-se que o funcional seja, provavelmente, a modalidade mais antiga praticada pela humanidade.

A grande parte dos exercícios de um treino de funcional são realizados apenas com o peso do próprio corpo somado ao equilíbrio e tem por objetivo tornar os movimentos precisos, eficientes e conscientes, promovendo assim o bem estar geral do indivíduo. O treinamento funcional melhora as capacidades físicas e por isso é adaptável a qualquer pessoa, desde o atleta até aquele que deseja emagrecer ou apenas aumentar sua qualidade de vida, o que torna a modalidade bastante democrática.

Apesar de apresentarem características parecidas, funcional e Crossfit não são a mesma coisa. Essa modalidade também se utiliza de movimentos funcionais, mas é pautada pelo objetivo de gerar força e condicionamento físico. Assim, o Crossfit é uma modalidade que preza pela definição muscular, por tanto, trata-se de um treino com movimentos mais intensos e exigências maiores em relação ao preparo inicial de seus praticantes.

O treinamento funcional trabalha vários grupos musculares de forma integrada, desenvolvendo a força muscular, o equilíbrio, a coordenação motora, a concentração e o sistema cardiorrespiratório. Para quem acha os treinos de musculação monótonos, o funcional é uma opção que vai na contramão disso – o trabalho com circuitos e materiais diferenciados permitem que não haja muito espaço para a repetição, fortalecendo o perfil dinâmico da atividade.

Esse tipo de treinamento costuma apresentar grande gasto calórico, facilitando processos de emagrecimento e a tonificação muscular. Outro aspecto importante a ser considerado quando falamos em treinamento funcional é a questão da sociabilidade – as práticas, em geral, são realizadas em grupos, o que permite a integração entre várias pessoas e leva a constituição de novas relações sociais, melhorando aspectos relacionados ao bem-estar emocional do indivíduo.

Estael Lima
Foto capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

mm

Estael Lima

Estael Lima - Graduada e mestre em História, com ênfase em cultura e poder. Amante da comunicação e de todas as artes. Tem experiência em gestão de comunicação, relações públicas e mídias digitais. Redatora, aspirante a cronista. Como disse Simone de Beauvoir, “Não se pode escrever nada com indiferença”.

2 Comentários

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Ola Panorama, tudo bem ? Gostei muito de seu artigo, tinha dificuldades de aprendizado, Aprendi sobre anatomia, treinamento funcional, lutas e outras coisas em um curso que ajudou muito meu desempenho na faculdade.

    Educação Fitness, melhore seu desempenho acadêmico !

Abrir conversa
Precisa de ajuda?