Política

Goiás inaugura Laboratório de Análises Ambientais

A unidade é uma parceria com o Centro de Apoio Operacional (CAO) do Meio Ambiente do Ministério Público do Estado de Goiás

No dia 21 de março, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), inaugurou o Laboratório de Análises Ambientais (LAM) da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC). A unidade tem parceria com o Centro de Apoio Operacional (CAO) do Meio Ambiente do Ministério Público do Estado de Goiás.

O Estado de Goiás será o pioneiro na materialização de provas de crime ambientais e na prevenção de contaminação da águas de rios e todas as fontes de água, superficiais ou subterrâneas, que podem ser usadas para o abastecimento público.

Procedimentos técnicos, como análises de amostras coletadas em áreas sob suspeita de ocorrências contra o meio ambiente, serão realizados na unidade. E além de materialização de provas, também serão realizadas amostras de água bruta e efluentes para identificar poluição hídrica.

A perita Gabriela Nunes, que é a responsável técnica pela unidade, informou, “Antes, dependíamos da Saneago e de laboratórios de outras instituições ou privados. Agora, teremos condições de fazer um trabalho mais eficiente e rápido”.

O secretário Rodney Miranda destacou.“O acompanhamento, neste sentido, será diário para evitar que os goianos consumam água contaminada. O Estado acaba de ganhar um diferencial muito grande”. Ele informa que o laboratório demonstra o compromisso do atual governo com a questão ambiental.

“É um assunto que tomou uma dimensão preocupante, principalmente após os desastres de Mariana e Brumadinho. Com esta unidade, Goiás ganha mais um instrumento para evitar possíveis tragédias”, afirmou.

O superintendente de Polícia Técnico-Científica, Marcos Egberto Brasil de Melo, também defendeu o trabalho conjunto entre os poderes. “As instituições precisam caminhar juntas. É algo que nos dá condições de garantir mais qualidade nos serviços prestados à população em várias áreas”,destacou.

Enquete:

O Panorama quer saber a sua opinião: Educação sexual nas escolas de Jataí. Você é contra ou a favor?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...