Atualmente, diversas pesquisas levam à conclusão de que não é preciso gastar horas na academia. Os chamados de HIIT – high intensity interval training ou treino intervalado de alta frequência – são a bola da vez, prometendo trazer saúde e emagrecimento sem precisar de muito tempo para o exercício físico.

Uma pesquisa publicada, em 2012, descobriu que alguns minutos de exercício intenso realizados três vezes na semana podem ajudar na redução de açúcar no sangue e melhorar a capacidade aeróbica de pessoas sedentárias. No estudo, os participantes tinham que dar o máximo que conseguiam ao pedalar durante cerca de 20 segundos, cumprindo um período de descanso curto. O total de tempo utilizado para a prática era de 10 minutos.

Além do HIIT, o termo fitness snacking surgiu para denominar práticas de exercícios curtas realizadas durante o dia, o que pode ser ideal para pessoas que não conseguem reservar um tempo específico para malhar. Contrário do que o termo sugere, a prática não está ligada ao consumo de snacks saudáveis

Dessa forma, ir de bicicleta ao trabalho, optar sempre pelas escadas e caminhar o máximo possível pode ser a saída para exercitar-se sem alterar a rotina. No entanto, não é tão simples quanto parece. Da mesma maneira que o HIIT, para ter efeitos emagrecedores e melhorar o condicionamento a alta intensidade é necessária.

Sabemos que se você tiver explosões de intensidade, há um choque positivo no sistema. Você ganhará mais benefícios do que se exercitando por longas durações.

Recomenda-se correr por 2 quilômetros, por exemplo, o que não deve levar mais de 15 minutos e pode ser feito em qualquer lugar. Nesse período sua frequência deve ser elevada, o suor deve aparecer e você deve sentir o corpo esquentando.

Os bi sets também são uma boa estratégia. Trata-se de elevar a frequência cardíaca por meio de diferentes tipos de exercício, sem descanso, como intervalar roscas diretas para o bíceps, com agachamentos ou avanços. Para os abdominais, opte pela quantidade. Recomenda-se 150 sit ups. Você vai se sentir como se tivesse estendido sua capacidade cardíaca, como se os pulmões se expandissem”

Mas atenção, de nada adianta fazer durante uma semana e esperar resultados. Insira esse curto período de exercício na sua rotina e não se deixe vencer pela preguiça. Além disso, a alimentação é chave para o emagrecimento, e ela só acontece quando o corpo está em déficit calórico.

Fonte: Revista Casa e Jardim
Jornalismo Portal Panorama

0Shares

Deixe uma resposta

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui