Galeria de Vídeos Notícias Top Geral

Curso de Medicina da UFJ não será fechado

Veja entrevista com o Diretor da UFJ, professor Alessandro Martins

Têm circulado nas redes sociais e grupos de mensagens, áudios e postagens de pessoas preocupadas com a não permanência do curso de Medicina da UFJ.

O boato teria surgido por conta da atual situação de crise financeira em que se encontra a rede pública de saúde municipal.

Alguns alunos do curso procuraram a Equipe Panorama para averiguar os fatos. Assim, hoje (30), conversamos com o Diretor da UFJ, professor Alessandro Martins, e também com o professor Fernando Filgueira, primeiro coordenador do curso.

Foi realizada, na última semana, reunião com tais representantes da UFJ, juntamente com o Prefeito Vinícius Luz e o Secretário de Saúde, Luiz Carlos Bandeira. Buscaram-se ações conjuntas para assegurar os alunos da área da saúde, e buscar recursos para a rede pública, a exemplo do hospital ensino.

Saiba mais sobre em :Prefeito de Jataí discute possibilidade de efetivar HC como Hospital Ensino

Segundo o diretor, “agiram no sentido de dar continuidade, e não fechar as portas, para que nossos alunos possam continuar as ações de prática correspondentes a sua formação com os estágios. Específico em relação a Medicina, que já se encontra hoje em sua segunda turma de internato.”

Alessandro afirmou ainda, que, no presente momento, não há possibilidade de fechamento do curso, tampouco de transferência de alunos para outras localidades. Apenas se a situação se agravar, outras medidas serão tomadas, mas enquanto há esse comprometimento do poder público, essa situação não acontecerá.

Não se fecha curso, não é assim. […] Nada oficializado até o presente momento de que nós estaremos direcionando nosso curso de medicina a outra localidade, ou que nossos alunos estagiem em em outro local. Não compete diretamente a nós esse tipo de ação [fechar o curso]. Nós estamos buscando caminhos para minimizar essa dificuldade, mas temos o comprometimento da Prefeitura em não fechar as portas para nossa instituição. Estamos muito confiantes nisso.

Agora, é claro, se essas ações se agravarem, estaremos buscando outros parceiros, para que nossos alunos possam realizar suas atividades, se não em Jataí, em cidades vizinhas, de forma que eles dêem continuidade com qualidade a sua formação.”

Ao final, ele comentou ainda sobre o novo prédio do curso, que está quase pronto para utilização. Ao que o professor Fernando acrescentou “A gente foi um curso que conseguiu, aqui em Jataí, aplicar todo o recurso que foi disponibilizado para a implantação do prédio. […] Então tudo que a gente tinha que fazer para a implantação, a gente finalizou 100%”

Larissa Pedriel
Foto Capa: Alex Alves / Vânia Santana
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br