Cães & Cia

O cio da gata: Saiba tudo sobre esse período importante

Confira dicas para reconhecer e lidar com o cio do animal

O cio ou estro é um período do ciclo sexual dos animais que promove a reprodução. O primeiro cio da gata acontece durante a puberdade, e é bastante variável e pode ocorrer entre os 8 e 10 meses de idade. Alguns fatores como o peso e a raça influenciam o primeiro cio. Assim, as gatas devem ter um peso mínimo para entrar no cio e determinadas raças, como a siamesa, são mais precoces do que outras, como a persa.

Entre os fatores externos que interferem com o aparecimento do cio, encontram-se a proximidade de um macho e o aumento das horas de luz do dia. Por isso, a época habitual do cio das gatas começa na primavera.

O cio das gatas é diferente do cio das cadelas, pois podem repetir em intervalos de 2 a 3 semanas e não sangram. Então, como reconhecer uma gata no cio? A gata começará a andar com o bumbum levantado e o rabo para cima, normalmente elas ficam mais carinhosas com o dono, esfregam-se nos móveis, tentam ir para a rua e miam alto. Elas também podem borrifar os móveis com uma urina de odor forte no intuito de indicar sua disponibilidade para o macho.

O cio representa uma altura de stress para a gata, especialmente quando não pode copular, pelo que se recomenda a esterilização cirúrgica (castração). Além disso, foi demonstrado que a gata não necessita de procriar para manter a sua saúde, antes pelo contrário, uma vez que já foi comprovado que a esterilização precoce minimiza o risco de tumores mamários na idade adulta.

Embora não o recomendamos, se quiser que a sua gata tenha crias, deve esperar até que esta tenha completado o seu desenvolvimento, mesmo que seja fértil muito antes disso. O ideal é não a cruzar enquanto não tiver acabado de crescer, ou seja, a partir dos 18 meses de idade, para que não haja danos para a sua saúde.

Colunista: Jackelyne Dutra – CRMV-GO 05767
Foto Capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama

Aviso importante:
O conteúdo exibido nesta seção (COLUNA), apresenta caráter meramente informativo. O Portal PaNoRaMa não se responsabiliza pelo conteúdo dos colunistas que assinam cada texto, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal PaNoRaMa se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins.

mm

Jackelyne Dutra - CRMV: 05767

Sou médica veterinária e conclui o curso no ano de 2011 na UFG de Jataí-GO. Sou apaixonada por animais, especialmente os de companhia e atualmente possuo 2 em casa. Mas já criei de tudo um pouco...

Quero compartilhar com vocês um pouco do meu conhecimento, curiosidades e experiências que passamos com os nossos bichinhos. Tentarei esclarecer as dúvidas na medida do possível e vocês, caros internautas, poderão enviar temas, sugestões e dúvidas sobre seus animais.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Enquete:

O Panorama quer saber a sua opinião: Educação sexual nas escolas de Jataí. Você é contra ou a favor?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...