Foto: Pexels

Existem alguns sinais que o seu corpo pode apresentar e que indicam que você está com algum problema enquanto dorme. Continue a leitura e saiba quais são eles!

Vamos enfrentar a realidade, o sono é uma parte importante de nossas vidas. Não é apenas o quanto você dorme, é também a qualidade do sono que é importante.

Não à toa, existe um tipo de teste que é realizado justamente para identificar possíveis distúrbios do sono, a polissonografia (estudo do sono).

Isso porque os problemas de sono são muito comuns. Inclusive, 66% dos brasileiros têm problemas para dormir, segundo pesquisa divulgada em 2021.

Isso é um grande problema, afinal, o sono saudável é importante para a saúde física e mental, melhora sua memória e ajuda você a se concentrar, mantendo-o seguro e alerta.

No entanto, como é possível saber se você tem algum problema de saúde durante o sono?

Existem alguns sinais que o seu corpo pode apresentar e que indicam que você está com algum problema enquanto dorme. Continue a leitura e saiba quais são eles!

Sinais que indicam que você tem algum problema durante o sono

Sem mais delongas, aqui estão alguns dos principais sinais que indicam que algo pode estar errado enquanto você dorme.

1. Você demora mais de 30 minutos para adormecer

Muitas pessoas experimentam a dificuldade ocasional de adormecer, mas se isso continuar acontecendo, pode ser um sinal de problema. Levar muito tempo para adormecer pode ser um sinal de que você está dormindo demais ou pode ter insônia no início do sono, que é a dificuldade em adormecer.

A insônia é um distúrbio do sono por si só é um sintoma comum de outros distúrbios do sono. Certifique-se de discutir insônia com seu médico. Pode haver outra condição contribuindo para sua incapacidade de dormir.

2. Sonolência durante o dia

A sonolência diurna crônica é um sinal de vários distúrbios do sono, incluindo apneia obstrutiva do sono e narcolepsia. A luta para ficar acordado pode interferir no trabalho, na escola, nas atividades e nos relacionamentos.

As pessoas que estão muito sonolentas podem adormecer em situações inadequadas ou em momentos inadequados.

Além de fazer você se sentir mal, dormir mal pode ter sérios efeitos a longo prazo em sua saúde. O sono insuficiente tem sido associado ao desenvolvimento de várias doenças e condições crônicas, incluindo diabetes, doenças cardiovasculares, obesidade e depressão.

A sonolência diurna excessiva pode aumentar o risco de acidentes automobilísticos ou de trabalho, afetar o desempenho no trabalho e causar problemas na escola.

3. Ronco, engasgamento e sons enquanto dorme

Seu parceiro de sono provavelmente já avisou sobre isso. O ronco é comum – e comum para piadas – mas em alguns casos é um sinal de um sério distúrbio do sono chamado apneia do sono.

O tipo mais comum de apneia do sono é a apneia obstrutiva do sono. Nesta condição, as vias aéreas colapsam ou ficam bloqueadas durante o sono. Isso causa respiração superficial ou pausas respiratórias.

A apneia obstrutiva do sono é mais comum em pessoas com sobrepeso ou obesidade, mas pode afetar qualquer pessoa, incluindo crianças.

A apneia do sono não tratada pode aumentar o risco de pressão alta, ataque cardíaco, derrame e diabetes. Vale dizer que essa é uma condição crônica que precisa de tratamento a longo prazo.

O tratamento dessa condição pode incluir mudanças no estilo de vida, cirurgia e uso de dispositivos respiratórios, como uma máquina de CPAP (Máquina de pressão positiva na apneia do sono).

4. Sensações de formigamento ou rastejamento nas pernas

A síndrome das pernas inquietas (SPI) causa aquela sensação desagradável de formigamento nas pernas. Uma pessoa com SPI sente que precisa esticar ou mover as pernas, o que pode dificultar a queda ou o sono.

Em casos graves, os sintomas da SPI ocorrem mais de duas vezes por semana, causando séria interrupção do sono e comprometimento da função durante o dia.

A causa da SPI muitas vezes não é conhecida, no entanto, acredita-se que a genética, doenças crônicas, medicamentos e até mesmo o consumo de álcool desempenhem um papel.

A SPI é geralmente uma condição vitalícia para a qual não há cura, mas pode ser tratada para aliviar ou minimizar os sintomas.

Procure ajuda médica para identificar problemas durante o sono

Uma das melhores maneiras de saber se você está dormindo o suficiente e não tem problema de saúde durante o sono é manter um diário do sono por algumas semanas.

Use este diário para registrar a qualidade e a quantidade do sono, seu uso de medicamentos, álcool e bebidas com cafeína e como você se sente sonolento durante o dia.

Você deve relatar os sintomas ao seu médico, que pode encaminhá-lo para um especialista em sono ou centro de sono. Existem várias maneiras indolores e não invasivas de ajudar a diagnosticar um distúrbio do sono, incluindo um estudo do sono.

O tratamento pode variar de acordo com o tipo de distúrbio e a causa. Mas a boa notícia é que, trabalhando com seu médico e seguindo quaisquer tratamentos médicos e mudanças no estilo de vida, você pode controlar seu distúrbio e ter uma boa noite de sono.

Foto: Pexels
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE