Atendimento domiciliar: o que é isso?

Atendimento domiciliar: o que é isso?

1 de junho de 2017 0 Por Redação Portal PaNoRaMa

A Psicologia possui vários campos de atuação. Clínica, social, escolar e hospitalar são algumas das áreas em que o profissional se engaja, auxiliando com sua mão de obra. Nesse texto, abordaremos o trabalho realizado nos domicílios dos pacientes incapacitados de irem ao consultório físico.

Mas, antes de falarmos sobre o trabalho realizado nas casas, é preciso que se entenda quais pessoas estão aptas a exigirem esse serviço. É também preciso entender que o atendimento domiciliar não é um delivery de psicologia, para deixar mais cômodo a todos e quaisquer pacientes. É, como dito, um serviço para grupos de pacientes específicos. Mas, quem se encaixa nesse tipo de atendimento?

Para que o psicólogo possa realizar esse serviço, o paciente deve padecer de patologia grave que o impeça de sair de casa. Se enquadram: doenças mentais severas, com grave comprometimento psíquico, deficiência física e pacientes oncológicos, em tratamento ou pós tratamento. Conforme orientações do Conselho Regional de Psicologia, o paciente deve expressar desejo de ser atendido, podendo ser encaminhado pela família, equipe de saúde que o atende ou ele mesmo entrar em contato com o profissional.

De tal forma, o atendimento domiciliar é uma área nova e pouco conhecida dentro da psicologia. É um serviço disponibilizado, há algum tempo, por outros profissionais. Mas, por ser algo novo na psicologia, causa ainda estranheza. É preciso desmistificar esse atendimento para que haja alcance às pessoas que necessitam de tratamento psicológico e não são possibilitadas de se dirigirem aos consultórios.

Essa coluna destina-se a esclarecer e desmistificar a psicologia como área de trabalho não apenas para os ditos “loucos”, mas para mostrar que a manutenção da saúde mental ajuda no bem-estar cotidiano, proporcionando uma vida melhor e mais ativa.

Telefone para contato e mais informações: 64 9 9606-9313 e 64 9 8454-4392.

Colunista: Priscila Barbosa de Oliveira
Sócia proprietária da Psicolaris – Atendimento Domiciliar e Saúde Mental.
Psicóloga, é formada pela Universidade Federal de Goiás, CRP – 09/10213

Aviso importante:
O conteúdo exibido nesta seção (COLUNA), apresenta caráter meramente informativo. O Portal PaNoRaMa não se responsabiliza pelo conteúdo dos colunistas que assinam cada texto, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal PaNoRaMa se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins.