Marcos Fava projeto o futuro do agronegócio no Brasil


Na última palestra do auditório principal da Tecnoshow, o engenheiro agrônomo e professor Marcos Fava Neves fez análise do cenário do agronegócio mundial e deu dicas para os produtores de como obter sucesso na área.
Fava abordou quais as ações devem ser feitas por produtores para vencerem no cenário do agronegócio. Ele separou a palestra em três tópicos: Variáveis variando violentamente e a reconfiguração econômica, fornecedor mundial de alimentos e a construção de valor e margens, organizações (empresas) e pessoas vencedoras no novo cenário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias no seu WhatsApp? Entre no grupo do Portal Panorama
O agrônomo falou sobre o aumento dos custos de insumos (fertilizantes e defensivos), câmbio e preço do dólar onde teremos grande crescimento da demanda mundial por grãos, carnes e bioenergia, abrindo chances para a expansão do Brasil, mas com custos mais elevados e riscos de preço. “Entre todos as potências, o Brasil e a África têm a maior margem de crescimento pela demanda internacional.”, disse.
Marcos Fava apresentou gráficos que projetam que o Brasil deverá crescer ainda mais no agronegócio nos próximos anos. “O Brasil pode ter nove dos 13 produtos comerciais mais vendidos do planeta e com isso liderará a exportação mundial até 2031”,
Segundo o professor universitário, a soja é um dos produtos que o Brasil se tornará maior exportador até 2031. “Até daqui nove anos, o mercado mundial comprará dois terços de soja do mercado brasileiro.”
Para que o Brasil se tornar o maior exportador mundial, é necessário que se tenha aumento nas áreas e Marcos Fava também fez sua projeção. “A estimativa do uso de áreas no Brasil em 2032 crescerá 1 milhão de hectares por ano, mas não podemos esquecer que desmatamento ilegal tem que ir a zero”, relembrou.
Citando que o mundo consome de grãos cresce 40 milhões de toneladas por ano, o palestrante aconselhou que produtores vendam os grãos antecipadamente o que ainda irá plantar o que está em estoque. “Quando a oferta passa a demanda, o preço cai. Por isso vejo um cenário mais confortável na safra de verão.”, explicou Marcos.
No fim da palestra, Fava elegeu três perfis dos agricultores consolidadores. “O primeiro perfil é o de comportamento financeiro, o produtor que sabe a hora de comprar e sabe a hora de vender. O segundo é aquele que tem excelência agrícola, onde o agricultor deve ter a mente aberta e inovadora e o último é a gestão na unha que é aquele que ‘controla tudo’ ”, concluiu.
Sobre a TECNOSHOW COMIGO
Há 19 anos nasceu o conceito da feira de tecnologia rural, que logo passou a ser um referencial em todo o Centro-Oeste. A cada edição, a feira, hoje denominada TECNOSHOW COMIGO, não só apresenta experiências tecnológicas realizadas por diversas instituições de pesquisa, de ensino e outras empresas que auxiliam o produtor rural, mas reúne expositores de grandes segmentos do setor agropecuário, em uma área montada em 65 hectares com completa infraestrutura.
Fonte: Tecnoshow Comigo 2022
Foto: Tecnoshow Comigo 2022
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br
Share this content: