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Saiba porque subir e descer as escadas do Cristo pode trazer benefícios ao corpo

Foto: Alex Alves
Embora subir escadas não seja considerado um esporte, se trata de um exercício aeróbico excelente e bastante eficaz para quem deseja perder alguns quilos extras e derreter cerca de uma caloria por degrau

Muitas pessoas tencionam mudar o ritmo de vida a fim de se libertar do sedentarismo alternando hábitos ou praticando algum exercício. Porém, grande parte destas pessoas acabam deixando tal método de lado por falta de tempo, dinheiro ou até mesmo força de vontade.

Grande parcela destas pessoas se encontram desmotivadas e não realizam mudanças no dia a dia por não gostar de frequentar a academia ou investir dinheiro na prática de algum esporte. No entanto, se o caso for este a solução pode estar muito próxima caso estas pessoas estejam determinadas a atribuir novos hábitos dentro de atividades corriqueiras como por exemplo, subir as escadas do caminho para o Cristo Redentor de Jataí.

A verdade é que pequenas atitudes como esta podem ajudar consideravelmente àquelas pessoas que desejam reduzir as medidas, queimar gorduras extras e ainda fortalecer as pernas e o bumbum.

A prática de subir as escadas do Cristo Redentor pode ser considerada uma atividade física intensa e até mesmo desgastante para uma pessoa sedentária. Porém, é importante lembrar que embora no início seja de fato cansativo e desanimador, com o tempo o organismo acaba se acostumando e respondendo aos esforços diante dos resultados que serão observados ao longo do tempo. Portanto é necessário manter o foco e ser persistente para alcançar o objetivo almejado.

Ainda que o fato de subir escadas não seja considerado um esporte, se trata de um exercício aeróbico excelente e bastante eficaz para quem deseja perder alguns quilos extras e derreter cerca de uma caloria por degrau. Vale ressaltar que na subida o gasto calórico é maior devido ao esforço necessário para realizar os movimentos.

Atualmente muitas pessoas já utilizam este método como exercício diário tanto no início da manhã, como no fim da tarde. Outras pessoas, insistem em continuar procrastinando por acreditar que subir escadas é balela e só emagrece quem frequenta academia.

A equipe PaNoRaMa conversou com pessoas que já possuem o hábito de realizar a prática frequentemente e estas confirmaram que o exercício fornece sim resultados e com o tempo se torna parte da rotina diária, oferecendo grandes resultados e benefícios à saúde sem a necessidade de gastar dinheiro ou muito tempo do dia a dia. Outras pessoas comentaram que se ficam sem realizar o exercício por muito tempo, já sentem falta e ainda acrescentam que após a subida no Cristo é possível se refrescar caminhando no Lago JK que fica logo em frente ao local, ou seja, só não saí do sedentarismo e perde peso quem não quer.

É importante dar atenção ao fato de se vestir adequadamente para realizar o exercício como qualquer outro para obter conforto e não prejudicar à saúde. Para obter resultados positivos e eficientes, o ideal é usar as escadas como instrumento coadjuvante dos exercícios aeróbios como caminhada ou corrida.

Dicas para começar a desenvolver a prática de forma correta

Comece subindo de um em um degrau, sempre apoiando todo o pé no degrau, abdômen contraído, postura ereta e concentração no movimento para não sobrecarregar a coluna. Depois de algumas semanas, se sentir que há necessidade de potencializar o movimento, é recomendado subir de dois em dois degraus, isso contribuirá para o aumento da contração muscular, auxiliando a definição das pernas e bumbum. Ao ampliar o movimento, o exercício irá trabalhar o bumbum de maneira bem comum ao agachamento.

Para garantir um resultado mais rápido e positivo, é recomendado incorporar a atividade no mínimo três vezes por semana dentro da rotina esportiva que, em pouco tempo já será capaz de evidenciar resultados.

Foto: Alex Alves

Nayara Borges / Foto: Alex Alves – Site PaNoRaMa

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