Por conta das chuvas dos últimos meses, as lavouras de milho no estado de Goiás estão com bom desenvolvimento vegetativo. Por isso, para o vice-presidente da Federação da Agricultura de Goiás (FAEG), os produtores que plantaram dentro da janela estão mais tranquilos e a cultura já está em fase de florescimento.
Entretanto, para aqueles que adiaram o plantio, a situação é um pouco mais preocupante e incerta, já que as médias de chuvas para o mês de maio serão de cerca de 70 milímetros.
Este atraso no plantio ocorreu por conta da demora na colheita da soja, por isso, muitos agricultores estenderam a janela de plantio do milho até o dia 10 de março, mesmo sabendo que a produtividade das lavouras provavelmente cairia. Além disso, muitos produtores também tiveram prejuízo com a produção das lavouras de soja já colhidas.
Outro ponto que tem preocupado os agricultores é o custo dos inseticidas, que se elevou e que mesmo assim, deverá ser levado em consideração já que muitas lavouras de milho estão sendo atacadas por pragas como o pulgão.
Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa
