Agora é Lei Notícias Top Destaque

Procon de Jataí fiscalizará se estabelecimentos públicos e privados estão adequados a autistas

Já é Lei, portadores do transtorno do espectro autista têm direito a atendimento prioritário

O Procon de Jataí anunciou, na última semana, que começará a fiscalização para averiguar se os estabelecimentos públicos e privados estão adequados às necessidades dos portadores do transtorno do espectro autista.

Desde 2018, os estabelecimentos públicos e privados instalados em Goiás estão obrigados a inserir, nas placas de atendimento prioritário, o símbolo mundial do autismo.

Isso é o que determina a Lei Estadual 20.116, que veio para efetivar o direito ao atendimento prioritário já previsto no Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015).

O fato é que as pessoas portadoras do transtorno do espectro autista (TEA) têm uma hipersensibilidade sensorial e a espera em longas filas, barulhos, cores e iluminação, em alguns casos, pode ser muito angustiante a elas e às famílias.

O Procon de Jataí solicitou que todos os estabelecimentos comerciais, bancários e demais se adequem ao que determina a lei, pois, em breve, passará a fiscalizar se os direitos das pessoas portadoras do TEA estão sendo respeitados no município.

Fonte: Procon Jataí
Revisão: Larissa Pedriel
Foto Capa: Internet
panorama.not.br

Enquete:

Você sabe quem são os dez vereadores jataienses eleitos em 2016?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...