Foto: Divulgação/Cremerj

Cidade vizinhas que já estão vacinando os trabalhadores da educação e pessoas sem comorbidades...

A Prefeitura de Jataí iniciou no último dia 29 de maio, a vacinação de trabalhadores do transporte aéreo, etapa que teve sequência nesta terça-feira, 01 de junho. Segundo a divulgação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estão sendo vacinadas pessoas de 18 a 59 anos com qualquer uma das comorbidades descritas no Plano Nacional de Vacinação Contra Covid-19; portadores de síndrome de down (maiores de 18 anos); pessoas de 18 a 59 anos com deficiência permanente com ou sem benefício de prestação continuada; trabalhadores de transporte aéreo de 18 a 59 anos.

A imunização desse grupo de trabalhadores como grupo prioritário causou desconforto para muitos.  Atendendo a pedido da CNT (Confederação Nacional do Transporte), o governo federal incluiu, em janeiro, segmentos dos profissionais do transporte no grupo prioritário da campanha nacional de vacinação contra a Covid-19, o que inclui os caminhoneiros; portuários, incluindo trabalhadores da área administrativa; empregados das companhias aéreas nacionais (aeronautas e aeroviários); empregados de empresas metroferroviárias de passageiros e de cargas; empregados de empresas brasileiras de navegação; e motoristas e cobradores do transporte coletivo rodoviário de passageiros, incluindo os motoristas de longo curso.

Outros trabalhadores deste grupo têm número mais significativo no município, como caminhoneiros, mas estes seguem fora da chamada para a imunização até o momento. Grupos como gestantes e puérperas sem comorbidades, trabalhadores da educação e pessoas sem comorbidades também não foram incluídas ainda nas etapas de vacinação, ao contrário do que acontece inclusive em cidades vizinhas.

Em Rio Verde já foram vacinados profissionais da educação da rede privada dos ensinos infantil, fundamental e médio e neste dia 2 de junho o município iniciou a vacinação da população em geral, a partir de 58 anos sem comorbidades. Já o município de Serranópolis iniciou a vacinação dos profissionais da educação em todos os níveis.

Enquanto a vacinação segue com lentidão, os números de contágio, óbitos e ocupação de leitos preocupa. Neste dia primeiro de junho foram contabilizados 4 óbitos e a ocupação de leitos passa de 95%.

Por Estael Lima
Foto capa: Divulgação/Cremerj
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE