Nutricionista lista 9 alimentos detox para ajudar a limpar o organismo

Nutricionista lista 9 alimentos detox para ajudar a limpar o organismo

2 meses atrás 0 Por Redação Portal PaNoRaMa

A ação detox está relacionada com a retirada de toxinas e impurezas acumuladas no organismo. De acordo com a nutricionista Aline Petrilli, esse estilo de vida mantém o metabolismo celular no potencial máximo, o que, consequentemente, contribui de forma positiva com a saúde. Quer eliminar os compostos causadores de toxicidade às células? A pedido da Coluna Claudia Meireles, a mestre em saúde pública pela Universidade de São Paulo (USP) fez uma relação de nove alimentos que podem te ajudar a ficar “limpinho”.

Antes de elencar os itens detox, Aline enfatiza o poder da água como “um dos principais veículos de eliminação de toxinas”. A especialista ressalta a importância de consumir a bebida. Caso esteja no grupo das pessoas que não sabem a quantidade diária necessária do líquido, a expert em saúde explicou como chegar ao resultado exato.

“Você pode fazer um cálculo individualizado para saber o quanto precisa ingerir de água diariamente. No caso, é só multiplicar o peso corporal por 35. O resultado será a quantidade de água necessária ao longo do dia. Por exemplo, 35 ml x 55 quilos é igual a 1,9 litros”, salienta a nutricionista.

Abaixo, confira os alimentos com potencial detox indicados pela nutricionista:

1 – Frutas cítricas

Conforme explica a especialista, limão, laranja e mexerica são fontes de terpenos, potentes antioxidantes que auxiliam na conversão das toxinas em compostos excretáveis.

2 — Cúrcuma

“A curcumina é um cofator de transcrição importante para a produção das enzimas envolvidas no processo de detoxificação”, esclarece a mestre em saúde pública.

3 — Pimentas preta e vermelha

As duas pimentas são ricas em piperina e capsaicina, ambas envolvidas no aumento da glicoproteína-P, considerada um dos nutrientes mais importantes do organismo. “O composto é responsável pelo transporte de toxinas para fora da célula”, frisa.

4 — Vegetais crucíferos

Caso não goste de brócolis, couve, couve-flor, repolho, nabo, mostarda e agrião, vale mudar de ideia em prol de garantir o efeito detox, conforme bate na tecla Aline Petrilli. Os alimentos trazem na composição o sulforafano e o glicosinolato, compostos com atividade antioxidante e protetora da função hepática.

5 — Chá-verde

De acordo com a expert, o chá-verde possui catequinas importantes para ativação das enzimas detoxificantes por meio da via Nfr2 — em outras palavras, é um caminho bioquímico importante na regulação do metabolismo, por auxiliar na manutenção da glicemia.

6 — Frutas vermelhas

Uva, amora, açaí, pitanga, framboesa, mirtilo e cereja dispõem de antocianinas e resveratrol. “Os dois compostos potentes atuam como fortalecedores das defesas antioxidantes do corpo”, ressalta a nutricionista.

7 — Gengibre

Fonte de gingerol, o gengibre ajuda com a modulação da glutationa, enzima que possui papel central na eliminação de toxinas e prevenção de doenças, segundo endossa a profissional.

8 — Chlorella

“Possui a capacidade de diminuir a absorção de toxinas, principalmente metais pesados, auxiliando na eliminação intestinal. Também é uma boa fonte de compostos antioxidante”, destaca Aline Petrilli.

9 — Alimentos germinados em geral e frutas e legumes coloridos

Quem não gosta de frutas e legumes fica para trás no quesito alimentação detox. Os alimentos somam uma variedade de vitaminas, minerais e compostos bioativos fundamentais em todas as etapas da detoxificação. “As fibras presentes auxiliam no equilíbrio da flora intestinal, importante para manter a permeabilidade seletiva do intestino, garantindo que os nutrientes sejam absorvidos e as toxinas eliminadas, e não o contrário”, conclui a especialista.

Por Marina Ferreira/Claudia Meireles
Foto: Patchareeporn Sakoolchai/Getty Images
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br