Lavouras de algodão se mostram rentáveis em Jataí

Agronegócio

Considerada como uma alternativa no período entre safra e safrinha, a cultura do algodão, apesar de não ser muito comum na região, apresentou resultados bastante satisfatórios aos produtores. Para tanto, dois fatores contribuíram, sendo eles a qualidade do produto e as condições que a região de Jataí ofereceu, diferente do ano passado quando ocorreram chuvas na época da colheita.

CAT- Agro

Além disso, no mercado o algodão possui um valor mais rentável e justo, já sendo comercializado no momento do plantio. Isso porque é uma cultura que exige investimentos diferenciados, além do risco inerente.

O Brasil ocupa hoje o quinto lugar no ranking de produtores mundiais de algodão, com cerca de 7 milhões de fardos produzidos ao ano. O líder de produção é a Índia, com 30 milhões de fardos. Os estados que mais produzem são a Bahia, Mato Grosso e Goiás. Apesar disso, não é um mercado muito estimulado nacionalmente devido aos custos e à fibra sintética importada da China com valores mais atrativos.

De acordo com especialistas, ainda assim, é uma cultura rentável aos produtores do município, pois o preço de venda está elevado, com perspectivas de contratos futuros negociados com valores ainda melhores, além das condições climáticas.

Rosana de Carvalho
Foto: Vânia Santana
Jornalismo Portal Panorama

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.