Notícias Top Geral

Estado de Goiás está entre os 5 melhores estados brasileiros em português e matemática, aponta análise

O resultado é significativo para o ensino fundamental dois, mas ainda é preciso evoluir no ensino médio

Uma análise, realizada pela a Organização Não Governamental (ONG) Todos Pela Educação, publicou o desempenho de escolas públicas de todos os estados brasileiros, avaliando o aprendizado entre 2007 e 2017.

O Estado de Goiás foi apontado com um dos melhores índices de crescimento, o resultado significativo ocorreu no 5° ano e 9° ano do ensino fundamental. A situação no 3° ano do ensino médio, apesar do saldo positivo, ainda deixa a desejar.

O estudo revelou que no ano de 2017, cerca de 9,9% dos alunos das redes pública e privada aprenderam de forma satisfatória o conteúdo de matemática, e no caso de língua portuguesa, esse percentual é de 33,9%.

De acordo com os números informados pela entidade, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) computou e apontou que Goiás teve o 2º melhor crescimento em língua portuguesa no 3º ano do ensino médio em escolas públicas, apresentando saldo de 29%. Nesse índice, o estado ficou atrás só do Espírito Santo.

“Os resultados mostram que houve avanços consistentes, mas que a situação geral segue crítica, especialmente no ensino médio. Apesar da boa notícia no fundamental, temos muito a evoluir”,afirmou o coordenador do núcleo de inteligência da ONG, Caio Sato.

Os estudantes goianos do 5° ano ocuparam o quinto lugar no Brasil em aprendizado do conteúdo de língua portuguesa, com o  crescimento de 62,8% no período. Em matemática, a mesma colocação, com saldo também positivo de 46,7%, ambos seguindo dados só das escolas públicas.

De acordo com o coordenador em relação ao estudo, Goiás teve índices próximos aos de estados considerados mais ricos. Segundo ele, houve crescimento na porcentagem de alunos com aprendizado satisfatório nas disciplinas analisadas em todos os anos do período avaliado.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que é preciso avaliar o resultado divulgado pela ONG para dar um posicionamento a respeito.

Paula Caroline França

Foto Capa:

Jornalismo Portal Panorama

Enquete:

Você sabe quem são os dez vereadores jataienses eleitos em 2016?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...