Alguns vírus fazem humanos terem cheiro mais gostoso para os mosquitos

Alguns vírus fazem humanos terem cheiro mais gostoso para os mosquitos

2 meses atrás 0 Por Redação Portal PaNoRaMa

Alguns vírus, como o da zika e da dengue, alteram o cheiro de camundongos e humanos que infectam, para que o novo aroma seja como um “perfume” e atraia os mosquitos. Dessa forma, eles conseguem fazer mais “vítimas”.

Um estudo de uma equipe de pesquisadores na China suspeitava que a dengue e o zika pudessem manipular os hospedeiros de alguma forma para atrair os insetos certos.

Já havia sido demonstrado anteriormente que tanto a malária quanto a inflamação geral podem mudar o cheiro das pessoas. Os cientistas pensaram então que a infecção viral por dengue e zika poderia fazer a mesma coisa.

Atraídos pelo cheiro

Primeiro, a equipe testou se os mosquitos mostravam preferência por camundongos infectados. E, de fato, quando os mosquitos receberam uma escolha de camundongos saudáveis ​​ou camundongos doentes com dengue, os mosquitos foram mais atraídos pelos camundongos infectados com dengue.
Depois, eles analisaram as moléculas fedorentas na pele de camundongos infectados e saudáveis. A pesquisa, revisada por pares, identificou várias moléculas que eram mais comuns em animais infectados e as testaram individualmente.

Eles os aplicaram tanto em camundongos limpos quanto nas mãos de voluntários humanos. Foi descoberto então que uma molécula odorífera, a acetofenona, era especialmente atraente para os mosquitos. Os odorantes cutâneos coletados de pacientes humanos com dengue mostraram a mesma coisa.

A acetofenona é produzida por algumas bactérias Bacillus que crescem na pele humana (e de camundongos). Normalmente, a pele produz um peptídeo antimicrobiano que mantém as populações de Bacillus sob controle.

Mas quando os camundongos são infectados com dengue e zika, eles não produzem tanto o peptídeo antimicrobiano, e o Bacillus cresce mais rápido.

“O vírus pode manipular o microbioma da pele dos hospedeiros para atrair mais mosquitos para se espalharem mais rapidamente!” diz Penghua Wang, imunologista da UConn Health e um dos autores do estudo. As descobertas podem explicar como os vírus do mosquito conseguem persistir por tanto tempo.

Doenças tropicais

A dengue é transmitida por mosquitos em áreas tropicais ao redor do mundo e, ocasionalmente, em áreas subtropicais. Causa febre, erupção cutânea e dores dolorosas e, às vezes, hemorragia e morte.

A zika é outra doença viral transmitida por mosquitos da mesma família da dengue. Embora seja incomum que o zika cause doenças graves em adultos, um surto recente na América do Sul causou sérios defeitos congênitos nos fetos de mulheres grávidas infectadas.

Febre amarela, encefalite japonesa e do Nilo Ocidental também são membros desta família de vírus.

Por Jacqueline Saraiva
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br