Agronegócio Top Geral

Agrodefesa alerta para notificação de suspeita de enfermidades nos animais

A notificação da suspeita de doenças nos animais da propriedade é fundamental para assegurar a sanidade do rebanho e manter Goiás livre de males como febre aftosa, raiva, brucelose e outras enfermidades, alerta a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa).

O presidente da Agência, José Essado, ressalta que o objetivo é conscientizar os criadores para a necessidade de manter vigilância permanente em relação à sanidade animal, para evitar prejuízos econômicos ao próprio pecuarista e ao Estado, além de consequências para a saúde humana.

A notificação de suspeita de animais doentes na propriedade é um processo simples, por meio eletrônico no Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Sanitárias (e-Sibravet) desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

As notificações podem ser feitas pelos próprios produtores rurais, profissionais da iniciativa privada e cidadãos ligados à agropecuária. Para fazer notificações, basta acessar http://sistemasweb.agricultura.gov.br/sisbravet/manterNotificacao!abrirFormInternet.action

O roteiro elaborado pela Gerência de Sanidade Animal da Agrodefesa ajuda os pecuaristas e fazerem notificações de suspeitas de enfermidades, em caso de necessidade. As notificações abrangem animais de produção como bovinos, bubalinos, equídeos, suínos, caprinos, ovinos e aves.

A agilidade no repasse das informações contribui para o rápido atendimento pelo médico veterinário do Serviço Oficial de Defesa Agropecuária, evitando a disseminação do problema.

Fonte: Governo de Goiás
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Redação Portal PaNoRaMa

Adicionar comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir conversa
Precisa de ajuda?
Powered by