Saúde e Bem Estar Top Destaque

Você conhece os benefícios da pipoca para sua saúde?

Se você quer aliar a pipoca a um estilo de vida saudável, é necessário prepará-la corretamente, ou seja, sem adição exagerada de sal, manteiga, óleos vegetais, conservantes industrializados ou outros aromas e coberturas que são prejudiciais à saúde.

A pipoca é um alimento apreciado em praticamente todos os lugares do mundo, servindo como um delicioso aperitivo em diversas ocasiões. O que muita gente desconhece é o fato deste alimento, quando feito de forma correta, proporcionar diversos benefícios à saúde.

Se você quer aliar a pipoca a um estilo de vida saudável, é necessário prepará-la corretamente, ou seja, sem adição exagerada de sal, manteiga, óleos vegetais, conservantes industrializados ou outros aromas e coberturas que são prejudiciais à saúde. Por isso, evite sempre que possível consumir pipoca comercializada em cinemas ou aqueles pacotes de microondas.

O calor é tudo o que o milho necessita para estourar, conservando dessa forma, os teores de polifenóis presentes na casca, substâncias que agem como antioxidantes inibindo a ação dos radicais livres no organismo. Se preferir, acrescente ervas secas ou frescas ao finalizar o preparo da pipoca, já que a utilização destes temperos diminui a quantidade de sal utilizada.

Sobre os benefícios nutricionais deste aperitivo, uma xícara de pipoca, sem manteiga ou óleo, possui apenas 31 calorias, 6,2g de carboidratos, 1,2g de fibras, 1,1g de proteínas e 0,35g de gorduras.

Veja abaixo outros benefícios da pipoca para a saúde:

1 – Prevenção contra o câncer

Os polifenóis presentes principalmente na casca da pipoca podem combater doenças sérias como o câncer além de doenças do coração já que são poderosos antioxidantes naturais.

2 – Melhorias do sistema digestivo e intestinal

Por possuir muitas fibras, sais minerais, vitamina E e do Complexo B, o consumo da pipoca estimulará os movimentos intestinais e induzirá a secreção dos sucos digestivos, o que ajuda a manter todo o sistema digestivo funcionando normalmente.

3 – Controle do diabetes

A ingestão de fibras ajuda a regular o nível de açúcar no sangue e a produção do hormônio insulina. Dessa maneira, a ingestão de pipoca pelos diabéticos pode ajudar a reduzir os picos de açúcar no sangue.

4 – Perda de peso

Mais uma vez, por ser rica em fibras e ter poucas calorias, a pipoca traz uma sensação de saciedade e inibe a liberação do hormônio da “fome”, a grelina. Como comparação, um copo normal de pipoca feita de forma saudável, contém cinco vezes menos calorias que a mesma quantidade de batatas fritas. Além disso, a pipoca é rica em óleos naturais saudáveis e essenciais ao organismo, diferente da maior parte dos salgadinhos industrializados, ricos em gorduras saturadas.

5 – Fonte de energia

A pipoca é rica em vitaminas como a tiamina, niacina e vitamina B6. Tais compostos ajudam a converter os alimentos em energia para o organismo e ainda trazem benefícios ao sistema imunológico e prevenção de uma série de doenças.

Rosana de Carvalho – Portal PaNoRaMa
RePost: 10/06/2016

Enquete:

O Panorama quer saber a sua opinião: Educação sexual nas escolas de Jataí. Você é contra ou a favor?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...