Os benefícios de ter o acompanhamento regular de um urologista desde cedo são muitos, e passam tanto por doenças quanto por comportamento e questões ligadas à autoestima...

Não é novidade que a saúde masculina acaba sendo deixada de lado muitas vezes, por inúmeros fatores, como desleixo dos próprios homens, preconceito e vergonha. Uma pesquisa mostrou que mais da metade dos brasileiros com mais de 35 anos anos, nunca foi a um urologista. Isso porque tais cuidados não são passados de pai para filho. Esse cenário preocupante, levou os médicos a lançar uma campanha chamada #VemProUro, buscando conscientizar pais e jovens sobre a importância de se consultar com um urologista desde cedo. A primeira ação foi uma série de palestras em instituições de ensino de todo o País, com pais e alunos adolescentes, para debater a importância de consultar um urologista desde cedo. A segunda etapa consiste em realizar uma pesquisa de prevalência do adolescente masculino nos consultórios médicos.

Os benefícios de ter o acompanhamento regular de um urologista desde cedo são muitos, e passam tanto por doenças quanto por comportamento e questões ligadas à autoestima.
Consultar o urologista tendo ainda pouca idade, é importante para tirar dúvidas sobre os mais diversos assuntos, como, por exemplo, o uso do preservativo, falar de gravidez indesejada e sobre a problemática das DSTs, principalmente a sífilis. O adolescente também pode abordar assuntos que cercam dúvidas diversas da puberdade, em relação ao tamanho do pênis, ao desenvolvimento do corpo, à mudança da voz, quando e como começar atividades físicas.

A ideia é que os dados coletados pela pesquisa sejam usados para maior conscientização sobre o tema e para angariar o apoio de diversos setores da sociedade e órgãos públicos, como o Ministério da Saúde. A campanha será realizada todos os anos.

Flávia Menezes
Jornalismo Portal Panorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE