Fale a verdade: entre um bolo de chocolate lambuzado de creme, doce de leite ou mais ainda mais chocolate e uma fruta, qual o tipo de sobremesa que você escolheria?
Óbvio que grande parte das pessoas escolheriam o bolo. Isso porque em se tratando de um doce, os bolos e guloseimas sempre saltam aos olhos das pessoas desde a mais tenra idade.
Contudo, existem frutas de todos os tipos e sabores que além de seduzir o público, ainda tornam a saúde muito mais resistente. Basta ir ao hortifruti para observar a imensidão de sabores e benefícios que se encontram à disposição de todos.
As frutas são ricas em fibras e nutrientes, sendo que cada tipo de fruta possui um sabor específico e benefícios próprios para a saúde de quem os consome.
Que tal conhecer um pouco mais e permitir experimentá-las?
Banana
A banana é fonte de vitaminas do complexo B e C. Também são ricas em triptofano, substância que controla a vontade de doces elevando os níveis de serotonina no corpo.
É uma fruta calórica, porém, ajuda a prevenir cãibras, controlar a pressão arterial, auxilia na digestão e acalma o sistema nervoso.
Maçã
A maçã favorece o controle de colesterol por meio de uma substância chamada pectina. Dificulta a absorção de gorduras e glicose. Também é fonte de potássio, ajudando a eliminar o sódio em excesso no organismo.
Além de tudo é uma fruta rica em fibras, saciando a fome por muito mais tempo. Possui também alto teor de vitaminas B1, B2, niacina, fósforo, ferro e sais minerais.
Melancia
Por ser uma fruta com mais de 80% de água em sua composição, a melancia também é rica em vitaminas do complexo A e B, sendo indicada para fortalecimento dos músculos, rins, coração e olhos.
A melancia também é considerada uma fruta desintoxicante, limpando tanto o intestino como o estômago.
Abacate
Muita gente teme o abacate por ser fonte de gorduras. Muita gente acredita que essas gorduras prejudicam a saúde.
O fato, contudo, é que tais gorduras presentes no abacate são monoinsaturadas, sendo responsáveis por elevar o colesterol bom no organismo. Tem potencial cicatrizante e ajuda a reforçar o sistema imunológico.
Rico em vitamina E, o abacate também é uma excelente fruta para no reforço à prevenção ou tratamentos de problemas do coração.
Uvas
O bagaço da fruta contém resveratrol, uma substância que ajuda a combater problemas cardíacos, além de flavonóides, que são poderosos antioxidantes que retardam o envelhecimento precoce e combatem aos radicais livres, além de combaterem o mau colesterol.
Pêra
A pêra não tem caloria. Fonte de vitaminas A, C e do complexo B, trata-se de uma fruta que age no organismo como poderoso diurético. Combate gases estomacais e intestinais.
Laranja
Rica em vitamina C, a laranja fortalece o sistema imunológico, combate o colesterol ruim e controla a pressão arterial prevenindo gripes e infecções, além de estimular o sistema circulatório e corrigir a acidez excessiva do organismo.
Melão
O melão é uma fruta extremamente nutritiva. Fonte de vitamina A, C e B6, além de niacina, potássio, ácido fólico e fibra dietética, o melão ajuda a controlar a pressão arterial, eliminando as toxinas do organismo, melhorando a visão, combatendo a insônia e evitando a desidratação.
Morango
O morango é fonte de antioxidantes, combatendo os radicais livres e portanto, retardando o envelhecimento. Portanto, se a intenção é escapar do envelhecimento, a melhor forma é inserir o morango na sua dieta.
O morango também faz muito bem ao coração, sendo pouco calórico e possuindo cerca de 4kcal por unidade.
Abacaxi
O abacaxi contém alto teor de bromelinas, ajudando na digestão principalmente das proteínas. Possui efeito cicatrizante e diurético no corpo. E claro, é uma delícia.
Que tal ceder espaço na mesa para algumas destas frutas?
Foto: Pexels
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br