Da redação do Portal Panorama
Foto: Arquivo Panorama
A última semana do ano reserva um capítulo climático instável para os goianos, de acordo com as projeções do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo). Até a virada para 2024, espera-se ventania e chuva forte em diversas regiões, alertando para potenciais rajadas acima de 60 km/h e raios.
Nesta terça-feira, 26 de dezembro, os termômetros podem atingir uma máxima de 30ºC, mas a variação de sol e pancadas de chuva isoladas cria um cenário climático imprevisível. O Cimehgo adverte sobre o risco de chuvas intensas, especialmente em áreas específicas de Goiás.
As cidades de Jataí e Rio Verde também estão no radar das condições meteorológicas. Em Jataí, espera-se uma mínima de 19ºC e máxima de 31ºC, com previsão de 8,0mm de chuva para o dia. Já em Rio Verde, a temperatura deve variar entre 20ºC e 31ºC, com a expectativa de 7,0mm de chuva.
O instituto ressalta que as previsões climáticas são atualizadas diariamente, podendo haver alterações nas tendências do clima. A população deve ficar atenta às informações mais recentes para se preparar adequadamente.
Verão em Goiás: Mais Chuva do que o Normal e Temperaturas Elevadas
Apesar de ser conhecido como verão, o período em Goiás é marcado por chuvas acima da média. Até 20 de março de 2024, o Cimehgo projeta um quadro de precipitações intensas em toda a região, com exceção do Oeste do Mato Grosso, que experimentará chuvas abaixo da média. Paralelamente, as temperaturas devem permanecer acima da média em todo o território goiano.
Para a terça-feira, 26 de dezembro, a previsão detalhada para diferentes regiões de Goiás é a seguinte:
- Região Oeste: 15 mm de chuva, mínima de 23ºC e máxima de 36ºC.
- Região Norte: 10 mm de chuva, mínima de 24ºC e máxima de 35ºC.
- Região Leste: 10 mm de chuva, mínima de 18ºC e máxima de 33ºC.
- Região Sudoeste: 20 mm de chuva, mínima de 19ºC e máxima de 32ºC.
- Região Central: 15 mm de chuva, mínima de 20ºC e máxima de 33ºC.
- Região Sul: 10 mm de chuva, mínima de 19ºC e máxima de 33ºC.
É aconselhável que a população se mantenha informada e tome precauções diante das condições climáticas adversas nos últimos dias de 2023, garantindo assim uma celebração segura do Ano Novo.