Foto: Reprodução

Dados mostram que 45% das mulheres apresentam compulsão por doces durante a TPM.

O período pré-menstrual chega junto com muitos desconfortos e sintomas desagradáveis para as mulheres. Cólicas, inchaços e irritabilidade são alguns deles. Algumas também se queixam da vontade louca de comer chocolate: 45% das mulheres apresentam compulsão por doces durante a TPM.

Quer receber notícias no seu WhatsApp? Entre no grupo do Portal Panorama

Isso ocorre por conta de uma queda de magnésio durante essa fase, o que faz com o que a mulher sinta necessidade de comer alimentos que reponham ou estimulem a produção desse mineral. É aí que entra a ação do chocolate.

De acordo com a nutricionista Laura de Souza, o chocolate, além de aumentar os níveis de magnésio, também possui substâncias de efeito antidepressivo, como a serotonina. Durante a TPM, a progesterona aumenta e a serotonina reduz, o que causa um desequilíbrio no organismo

O que é a serotonina? É o hormônio do bem-estar. Para produzir serotonina, nosso corpo precisa de uma substância chamada triptofano, que é muito presente no chocolate. Ao comer esse alimento, acionamos áreas do cérebro responsáveis pela sensação de prazer.

Mas atenção: cuidado com o consumo excessivo do chocolate. Para não transformar isso em um hábito não saudável, a nutricionista orienta o consumo de chocolates 70% cacau ou até mesmo o cacau em pó 100%. A banana e a aveia também são alimentos que causam essa sensação de bem-estar.

A maioria dos efeitos da TPM está ligada à falta de nutrientes. Por isso, manter uma alimentação balanceada e saudável neste período ajuda a amenizar incômodos.

Por LUIZ PRISCO
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE