Automóvel Top Destaque

Procon de Jataí comunica que o uso de simulador para obtenção de CNH será facultativo a partir de setembro

Estima-se uma redução de até 15% no valor cobrado pelos centros de formação de condutores

O Procon de Jataí comunicou que que, a partir de 17 de setembro, entra em vigor o uso facultativo de simulador de direção veicular no processo de formação de condutores, como determina a Resolução 778, de 13 de junho de 2019, do Governo Federal. Dessa forma, deixa de ser obrigatório o uso destes simuladores em autoescolas, ficando o consumidor livre para escolher fazer ou não aulas nestes equipamentos.

Em abril, durante reunião do Contran que definiu as novas regras, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse que as mudanças ajudarão a desburocratizar etapas do processo de formação do condutor. “As decisões foram fruto de muita reflexão e estão sendo tomadas com toda responsabilidade”.

Na oportunidade, ele argumentou que o simulador não teria eficácia comprovada. “Ninguém conseguiu demonstrar que isso tem importância para formação do condutor. Nos países ao redor do mundo, ele não é obrigatório, em países com excelentes níveis de segurança no trânsito também não há essa obrigatoriedade. Então, não há prejuízo para a formação do condutor”, disse.

De acordo com o ministro, a medida visa reduzir a burocracia na retirada da habilitação. Ele disse que a decisão vai estimar uma redução de até 15% no valor cobrado nos centros de formação de condutores.

Quaisquer dúvidas, o Procon de Jataí está à disposição para melhores esclarecimentos.

PROCON DE JATAÍ
(64) 3632-4133 / 3632-4035
Leopoldo de Bulhões, 640
(ao lado da Feira Coberta)

Fonte: Procon Jataí
Revisão: Larissa Pedriel
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Enquete:

O Panorama quer saber a sua opinião: Educação sexual nas escolas de Jataí. Você é contra ou a favor?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...