PRF apreende carga ilegal de animais silvestres em Goiás
Em operações distintas, a PRF interceptou o transporte ilegal de animais silvestres abatidos e de aves em Goiás, resultando em apreensões e autuações.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou duas grandes apreensões de animais silvestres em Goiás nesta terça-feira (25). Em operações distintas, agentes flagraram um homem transportando ilegalmente animais abatidos e um idoso levando mais de 200 aves sem a documentação exigida.

Na BR-153, em Porangatu, a PRF abordou um veículo após receber uma denúncia sobre porte ilegal de arma. Durante a fiscalização, os agentes encontraram no porta-malas diversos sacos contendo um veado, seis jacarés, uma paca, uma capivara e 15 peixes. O motorista, um homem de 34 anos, alegou inicialmente que havia passado o fim de semana pescando no Rio Santa Teresa, em Talismã (TO). Posteriormente, afirmou que os animais abatidos eram presentes de um amigo. Entre os peixes apreendidos, havia exemplares da espécie pintado (surubim) com tamanhos abaixo do permitido pela legislação ambiental. Ele foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de Porangatu e poderá responder por crimes ambientais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tarologa-Dany-300-x-250

Já na BR-060, em Jataí, a PRF realizou outra apreensão significativa. Durante uma fiscalização de rotina, agentes pararam um Fiat Palio e perceberam barulhos vindos do porta-malas. Ao abrirem o compartimento, encontraram dezenas de canários-belgas amontoados em uma gaiola de madeira sem ventilação adequada. O condutor, um idoso de 70 anos, não possuía a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento obrigatório para o transporte de animais silvestres. Ele alegou que soltaria parte das aves em uma fazenda, mas depois confessou que as adquiriu em Cuiabá (MT) por R\$ 10 cada e pretendia revendê-las em São Paulo por R\$ 30 cada. A PRF lavrou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra ele, que responderá por crime ambiental. As aves foram encaminhadas ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), responsável pela destinação dos animais.

Por Victor Santana Costa
Reportagem Mary Linder
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

× Como posso te ajudar?