Foto: Canva

Várias dietas e 'dicas' nutricionais que vemos pela Internet acabam se tornando senso comum entre os brasileiros, mas será que de fato é verdade o que dizem sobre elas? Confira neste post, 5 mitos sobre dietas que precisam acabar...

Aqueles ditados e dietas famosas que você com certeza já ouviu falar…

Se você já resolveu começar alguma dieta, você certamente ouviu diversas frases controversas por aí. Carboidratos são bons. Carboidratos são ruins. Experimente fazer a semana detox. Consuma muitas sementes. E provavelmente, no fim das contas, não deve ter dado muita diferença ou resultado, né?

Várias dietas e ‘dicas’ nutricionais que vemos pela Internet acabam se tornando senso comum entre os brasileiros, mas será que de fato é verdade o que dizem sobre elas? Confira agora, 5 mitos sobre dietas que precisam acabar:

5. COMER À NOITE / ANTES DE DORMIR ENGORDA

Por algum motivo, isso se tornou um mito bastante comum. Comer à noite e/ou antes de dormir não engorda. Apesar de não ser um conselho ruim, é mentira afirmar que comer à noite pode engordar, pois o que de fato influencia com o aumento de peso são as calorias dos alimentos, e não o horário que você as ingere.

Assim como você teria problemas para cair no sono quando se deita com fome, você acabaria tendo as mesmas dificuldades caso tivesse consumido vários hambúrgueres pouco antes de dormir, por exemplo.

A Men’s Health, aponta um estudo publicado no British Journal of Nutrition, conduzido por Michael Ormsbee, doutor e professor associado de nutrição, alimentação e ciência do exercício da Florida State University, o qual apresentou que pessoas que ingeriram 30 gramas de proteínas cerca de 30 minutos antes de dormir, aumentaram seu metabolismo e sentiram menos fome na manhã seguinte.

Então, não se preocupem. Você pode comer à noite sem culpa, mas assim como em qualquer horário e com qualquer alimento que seja, consuma com moderação se não quiser adquirir mais calorias do que seu corpo realmente necessita.

4. MENOS GORDURA = O IDEAL NA SUA DIETA

Não necessariamente. O consumo de gordura é essencial para sua dieta, não podemos retirá-la mais do que o necessário. Na verdade, um estudo realizado pela médica Lucy Chambers, especialista em alimentação da Fundação Britânica de Nutrição, afirma que o ideal é que se tenha pelo menos 35% de gordura em uma dieta de emagrecimento.

O que realmente faz sentido em uma dieta neste caso, é trocar a gordura saturada pela insaturada, que auxilia a reduzir o colesterol no sangue.

3. EXCLUA OS CARBOIDRATOS DA SUA VIDA

Os temidos vilões das dietas: os carboidratos. Esse mito caiu em senso comum há muito tempo, e portanto, precisamos entender porque não devemos excluí-los de nossa dieta. Os carboidratos nada mais são do que os amidos, fibras e açúcares, e diversas dietas sugerem você cortar todos eles quando queres emagrecer.

Porém, para que seu corpo permaneça funcionando bem, no caso, proporcionando estabilidade ao seus músculos e ao seu cérebro, você precisa de energia. E como você adquire energia? Ingerindo carboidratos. Logo, nem pense em retirar os carboidratos de sua dieta!

2. ALIMENTOS COM CALORIAS NEGATIVAS AJUDAM A PERDER PESO

Pois é, galera, esse é bem difundido entre as pessoas e a ciência nos explica a dura e triste realidade sobre estes alimentos: eles não existem.

Geralmente conhecemos o tomate, alface, pimenta vermelha, nabo, salsão (ou aipo), etc., como alguns dos queridinhos das calorias negativas, mas isso se deve por eles terem um alto teor de água, e graças à isso, eles se tornam bem satisfatórios.

Em uma pesquisa apresentada no site de saúde e nutrição, o Examine.com, nos expõe uma investigação sobre os efeitos do salsão (ou aipo), por ser um alimento que fornece apenas 16 kcal por 100 g. Realizado com quinze voluntárias saudáveis (com idade média de 23 anos) e tendo sua taxa metabólica de repouso medida, os resultados do antes e depois do consumo de 100 g de salsão revelaram que apenas 2,24 kcal foram absorvidas.

Portanto, embora o salsão não seja um alimento com calorias negativas, seu alto teor de água e fibra pode torná-lo um auxílio desejável para perda de peso ou manutenção (EXAMINE.COM).

1. DETOX É NECESSÁRIO ANTES DE COMEÇAR UMA DIETA

Muitos acreditam que você precisa “purificar”, limpar seu corpo antes de iniciar uma dieta, mas não é necessário fazer isso.

Seu corpo tem um sistema de filtração natural que serve exatamente para eliminar as substâncias nocivas e filtrar o sangue, por exemplo. Logo, seu corpo já desintoxica naturalmente os alimentos que você ingere, não é necessário recorrer a algum detox para fazer isso também. O que o detox pode acabar fazendo na verdade é afetar o trânsito intestinal em alguns casos.

Se você deseja aderir a uma dieta detox, recomenda-se que você consulte com um nutricionista inicialmente para evitar possíveis complicações.

E vocês, já seguiram ou acreditavam nesses mitos das dietas também?

Por Redação Portal Panorama
Foto Capa / Fotos: Canva
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE