Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Além disso, o novo Enem promoverá a transição gradual para a realização de provas digitais e avançará na utilização de novas tecnologias, tais como plataformas adaptativas, novos processos de correção automatizada que acelerem a divulgação dos resultados com maior precisão e inteligência artificial para correção de itens abertos e da redação.

O ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro, anunciou nesta quinta-feira (17) mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio, que entrarão em vigor a partir de 2024.

Segundo o MEC, no primeiro dia de provas serão avaliadas habilidades gerais básicas do aluno, com foco em língua portuguesa e matemática. Já o segundo dia será focado nos chamados itinerários formativos do Ensino Médio, focado nas áreas de investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção sociocultural e empreendedorismo. As instituições de ensino deverão levar em conta as notas de ambas as etapas.

Quer receber notícias no seu WhatsApp? Entre no grupo do Portal Panorama

Além disso, o novo Enem promoverá a transição gradual para a realização de provas digitais e avançará na utilização de novas tecnologias, tais como plataformas adaptativas, novos processos de correção automatizada que acelerem a divulgação dos resultados com maior precisão e inteligência artificial para correção de itens abertos e da redação. As provas físicas serão mantidas até que seja garantido o acesso tecnológico a todos os participantes.

O novo Enem materializa as diretrizes legais da reforma do ensino médio, já em vigor, que busca atender às necessidades e expectativas dos estudantes, por meio da BNCC, e uma formação específica, composta por itinerários formativos, que possibilitam aos estudantes escolherem as áreas do conhecimento. A atualização do novo Enem é fundamental para garantir aos entes federativos e às instituições privadas de ensino maior segurança na implementação do Novo Ensino Médio.

Para garantir previsibilidade, transparência e contínuo aperfeiçoamento, o MEC criará o Comitê de Governança do Enem, cujas atribuições compreendem, entre outras, a aprovação das matrizes dos instrumentos do exame e o acompanhamento das atividades a serem desenvolvidas para a aplicação do novo Enem.

Por Mayara Ferreira de Araújo
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE