MEC anuncia mudanças no Enem para 2024

O ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro, anunciou nesta quinta-feira (17) mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio, que entrarão em vigor a partir de 2024.
Segundo o MEC, no primeiro dia de provas serão avaliadas habilidades gerais básicas do aluno, com foco em língua portuguesa e matemática. Já o segundo dia será focado nos chamados itinerários formativos do Ensino Médio, focado nas áreas de investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção sociocultural e empreendedorismo. As instituições de ensino deverão levar em conta as notas de ambas as etapas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias no seu WhatsApp? Entre no grupo do Portal Panorama
Além disso, o novo Enem promoverá a transição gradual para a realização de provas digitais e avançará na utilização de novas tecnologias, tais como plataformas adaptativas, novos processos de correção automatizada que acelerem a divulgação dos resultados com maior precisão e inteligência artificial para correção de itens abertos e da redação. As provas físicas serão mantidas até que seja garantido o acesso tecnológico a todos os participantes.
O novo Enem materializa as diretrizes legais da reforma do ensino médio, já em vigor, que busca atender às necessidades e expectativas dos estudantes, por meio da BNCC, e uma formação específica, composta por itinerários formativos, que possibilitam aos estudantes escolherem as áreas do conhecimento. A atualização do novo Enem é fundamental para garantir aos entes federativos e às instituições privadas de ensino maior segurança na implementação do Novo Ensino Médio.
Para garantir previsibilidade, transparência e contínuo aperfeiçoamento, o MEC criará o Comitê de Governança do Enem, cujas atribuições compreendem, entre outras, a aprovação das matrizes dos instrumentos do exame e o acompanhamento das atividades a serem desenvolvidas para a aplicação do novo Enem.
Por Mayara Ferreira de Araújo
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br
Share this content: