Jataí, uma das cidades mais frias do sudoeste goiano, registra nesse período de tempo seco, noites frias e dias quentes. Doenças como gripe, resfriado, rinite, alergias, dor de garganta e outras do tipo, são extremamente comuns nessa época do ano.
Assim, alguns cuidados especiais devem ser tomados, principalmente se seu sistema imunológico é mais frágil. Mas não se preocupe, o Panorama te ajuda nessa! Confira nossas dicas a seguir.
Vacinação em dias
Alguns distúrbios desse período são preveníveis por meio de vacina, são eles: gripes influenza, pneumonias, bronquiolites, coqueluche e sarampo. Por isso, é essencial manter a carteira de vacinação em dias!
Medidas simples e eficazes
Coisas simples como o hábito de lavar as mãos, evitar frequentar ambientes com grandes aglomerações e lugares fechados, aumentar a ingestão de líquidos e manter uma alimentação saudável, rica em vitamina C, são extremamente eficazes para manter a saúde nesse período.
Não espere piorar para ir ao médico!
A maioria das pessoas prefere esperar, adotar tratamentos caseiros ou automedicação ao invés de ir ao médico. Deixam isso por último, porém, o tratamento e diagnóstico precoce e adequado faz toda a diferença para afastar os males do inverno.
Então, se apresentar um quadro de febre alta acompanhado de sintomas como fraqueza, falta de apetite, prostração, falta de ar, cansaço, tosse constante e dores no peito, procure imediatamente assistência médica!
Pele seca? A gente tem a solução
A baixa umidade propicia o ressecamento da pele, podendo causar até males dermatológicos, como dermatite atópica e a de contato. Para evitar, basta proceder com a hidratação de maneira correta.
A hidratação começa no banho. Dermatologistas recomendam optar por um banho mais frio, sem muito sabonete ou bucha. Os banhos devem ser rápidos, e deve-se usar bons hidratantes pós-banho por, pelo menos, duas vezes ao dia.
Larissa Pedriel
Foto Capa: Internet
panorama.not.com