MPGO recomenda que autoescolas de Jataí ofereçam veículos adaptados para pessoas com deficiência

O Ministério Público de Goiás (MPGO), por meio da 8ª Promotoria de Justiça de Jataí, recomendou aos Centros de Formação de Condutores (CFCs) do município que ofereçam veículos adaptados para pessoas com deficiência, garantindo condições equitativas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

De acordo com o promotor de Justiça Samuel Sales Fonteles, autor da recomendação, a Lei Estadual n.º 21.704/2022 determina que os CFCs ofereçam, no mínimo, um veículo adaptado para uso de pessoa com deficiência. No entanto, informações encaminhadas pelas próprias autoescolas indicaram a ausência desses veículos, em descumprimento à legislação vigente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) apontam que, em 2023, 16 condutores residentes em Jataí passaram por avaliação da Junta Médica, evidenciando a necessidade concreta da oferta de veículos adaptados na região. Além disso, a recomendação destaca a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que prevê a adoção de ações para assegurar a acessibilidade e a igualdade de oportunidades.

A ação foi direcionada aos CFCs de Jataí, que devem providenciar, no prazo de 20 dias, esclarecimentos sobre as medidas adotadas para cumprir a exigência legal.

Por Laura Chaud – MPGO
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7

Share this content:

Redação Portal PaNoRaMa

O Portal PaNoRaMa um dos pioneiros na área de cobertura de eventos e notícias de Jataí - Goiás, lançando uma forma única de trabalho e divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.