Agronegócio

Governo de Goiás lança campanha de vacinação contra aftosa e raiva em novembro

Foto: Arquivo Portal PaNoRaMa
Os criadores que deixarem de vacinar o rebanho contra aftosa, brucelose e raiva ficarão sujeitos a multas

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária, Agrodefesa, lançou ontem (05) a segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa e raiva dos herbívoros, que será realizada no período de 1º a 30 de novembro de 2019.

Devem ser vacinados contra aftosa os bovinos e bubalinos de zero a 24 meses, num montante estimado de 10 milhões de cabeças. A previsão é que sejam vacinados 5,5 milhões de bovinos e bubalinos também contra a raiva.

O presidente da Agrodefesa, José Essado, destacou que, depois da vacinação, os produtores devem entregar a declaração do procedimento, por meio do formulário Declaração de Vacinação, disponível no site da Agrodefesa, devidamente preenchido e assinado, juntamente com a Nota Fiscal Eletrônica de aquisição de vacinas.

O documento pode ser entregue na unidade da Agrodefesa do município correspondente à localização da propriedade; ou ainda nas unidades do Vapt Vupt também do município onde fica a propriedade.

Não serão aceitas declarações enviadas via fax, pelo Correio ou e-mail. A declaração pode ser feita também pela internet, por meio do link Declaração de Vacinação, diretamente no site da Agrodefesa, até 6 de dezembro.

Outro aspecto fundamental este ano é informação obrigatória das coordenadas geográficas da propriedade. Leia mais: Atenção pecuaristas! Agrodefesa exige georreferenciamento das propriedades a partir de novembro

Os criadores precisam também fazer até 30 de novembro a comprovação semestral de vacinação contra a brucelose de todas as fêmeas de três a oito meses imunizadas no período anterior a novembro de 2019.

Os criadores que deixarem de vacinar o rebanho contra aftosa, brucelose e raiva ficam sujeitos a multas de R$ 7,00 por cabeça não vacinada. Aqueles que vacinarem mas não fizerem a declaração do rebanho e da vacinação serão penalizados com multas de R$ 300,00 por propriedade não declarada.

Larissa Pedriel
Foto Capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Enquete:

Você sabe quem são os dez vereadores jataienses eleitos em 2016?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...