Agronegócio Top Destaque

Atenção pecuaristas! Agrodefesa exige georreferenciamento das propriedades a partir de novembro

Foto: Arquivo Portal PaNoRaMa
A declaração de vacinação contra a febre aftosa só será aceita após inserção das coordenadas

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), responsável pelo Serviço Veterinário Oficial no Estado de Goiás, tem alertado os pecuaristas para o georreferenciamento obrigatório das propriedades rurais, a partir de 1º de novembro deste ano.

Atualmente, apenas 48% das propriedades que realizam atividade pecuária existentes no cadastro da Agrodefesa estão regulares com esta informação. Espera-se chegar até 95% com essa medida até o final do ano.

O objetivo principal é a melhoria do controle zoossanitário pela Defesa Sanitária Animal, uma das ações que vão contribuir para a obtenção do status de zona livre de febre aftosa sem vacinação, com reconhecimento internacional.

Recomenda-se que os pecuaristas procurem os escritórios Regionais e Locais da Agência nos municípios para regularizarem esta informação antes da etapa de vacinação contra a aftosa em novembro deste ano, pois a declaração de vacinação só será aceita após a inserção das coordenadas.

Assim, evitam-se transtornos e atropelos futuros para a emissão das Guias de Trânsito Animal – GTAs e consequente movimentação de animais.

As coordenadas geográficas devem ser buscadas no ponto de localização da sede da propriedade, no formato Latitude e Longitude (graus, minutos e segundos). Esta informação pode ser obtida in loco na propriedade, por meio de aplicativos de celular e aparelho de GPS, ou mesmo de programas/softwares como o Google Earth e o Google Maps, diretamente pela Internet.

O Sindicato Rural de Jataí alertou para que os pecuaristas jataienses não tivessem suas declarações prejudicadas.

Larissa Pedriel
Foto Capa: Arquivo Portal Panorama
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Enquete:

Você sabe quem são os dez vereadores jataienses eleitos em 2016?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...