Esta acusação foi feita pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), a qual afirmou que as promessas de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente não foram comprovadas pelas montadoras, prática conhecida como “greenwashing”.

O Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar) advertiu as montadoras Fiat, Ford e General Motors (GM) por conta de divulgação de informações consideradas enganosas sobre algumas características ecológicas de seus veículos.

Esta acusação foi feita pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), a qual afirmou que as promessas de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente não foram comprovadas pelas montadoras, prática conhecida como “greenwashing”.

Sobre a Fiat, a denúncia se relaciona ao pneu Superverde, que promete baixo consumo de combustível e alta durabilidade, o que indiretamente contribui com a preservação do meio ambiente. Entretanto, segundo a Proteste, mesmo que o pneu ofereça tais benefícios, fatores como produção, uso e descarte deste produto não são compatíveis com a ideia de sustentabilidade.

Em relação a Ford, a Proteste questionou a afirmativa da montadora no que diz respeito ao Fusion EcoBoost sobre o seu equilíbrio de potência, economia de combustível e baixa emissão de poluentes. Isso porque o sedã obteve desempenho ruim no Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, obtendo nota D, sendo que a A é a melhor nota e a E a pior, e também não conseguiu o selo Concept, a qual é dado aos veículos com melhor eficiência energética.

Por fim, a General Motors foi advertida por conta do uso do nome “Eco” a motores e transmissões de alguns de seus modelos, como Onix, Prisma, Montana, Cobalt e Spin. De acordo com a Proteste, mesmo que a montadora tenha afirmado que o nome se refere a “econômico” e não “ecológico”, tal justificativa não foi aceita, visto que a Chevrolet prometia melhorias quanto a emissão de poluentes, o que se relaciona de fato com o caráter ecológico.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

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