Maio Amarelo é uma mobilização que tem o intuito de sensibilizar e conscientizar a população sobre os altos índices de mortes e feridos no trânsito

Da Redação Site PaNoRaMa

Durante este mês ocorre em todo o país o Movimento Maio Amarelo, que é coordenado entre o Poder Público e a sociedade civil. O objetivo é mobilizar toda a sociedade com o propósito de discutir temas relacionados à segurança viária.

Dessa forma, assim como já ocorre com outros movimentos como o “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, que tratam respectivamente sobre o câncer de mama e de próstata, o “Maio Amarelo” pretende engajar órgãos de governo, empresas, associações, entidades de classe e federações para que sejam promovidas atividades voltadas à conscientização, responsabilidade e riscos sobre o comportamento de cada cidadão no trânsito.

A cor amarela foi escolhida em alusão à sinalização de advertência, utilizada nos semáforos. Por isso ficou conhecida como a cor da atenção pela vida. Assim como os movimentos de conscientização de combate ao câncer de mama, de próstata e contra o vírus HIV, o Maio Amarelo também é simbolizado pelo laço, nesse caso, amarelo.

O mês de maio foi escolhido em comemoração ao Dia Mundial da Segurança Viária e do Pedestre, com a realização da Semana Mundial de Segurança do Pedestre, lançada em 2013. A semana também é conhecida como Campanha Zenani Mandela, em memória da neta de Nelson Mandela, vítima de acidente de trânsito na África do Sul em 2010, com apenas 13 anos.

Outra referência mundial ao mês é a realização do balanço das ações concretizadas desde que a Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Os países membros uniram esforços na redução de 50% no número de feridos e mortos no trânsito durante os próximos dez anos (2011 até 2020).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE