De acordo com a Faeg, essa projeção da oleaginosa poderá ser reduzida de 10,4 milhões de toneladas para 9,8 milhões no estado.

Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgou mais um levantamento da safra de grãos brasileira 2015/16. Mesmo com aumento tímido da área plantada em 1,5%, Goiás deve produzir 11,5%. De acordo com a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), essa projeção da oleaginosa poderá ser reduzida de 10,4 milhões de toneladas para 9,8 milhões no estado.

Segundo análise do assessor técnico da Faeg, Cristiano Palavro, a instabilidade severa de chuvas, principalmente nas regiões norte do estado e do sul, poderá reduzir as expectativas de produtividade esperada para a soja, trabalhando atualmente com o número total estimado de 9,8 milhões de toneladas. “Temos condições de lavouras bastante variadas no estado. As regiões do norte, nordeste e Vale do Araguaia foram bastante afetadas pela falta de chuvas em novembro e dezembro, e muitas áreas não foram plantadas ou estão em condições ruins. Já no centro-sul do estado, apesar do aparecimento de diversas lavouras com falhas de stand, as condições ainda são boas. Estes problemas iniciais explicam a pequena redução no potencial de produtividade”, destaca Palavro.

Milho

No milho as expectativas são positivas. Apesar de um pequeno decréscimo na área plantada, de 4,2%. De acordo com Palavro, a expectativa de produtividade é esperada para este ano, o que eleva a produção total. Segundo a Conab, Goiás deverá colher cerca de 1,8 milhão de toneladas nesta safra 2015/16, resultando em 9,4% de aumento na produção do cereal no verão.

Cristiano Palavro e Nayara Pereira (Com informações da Conab)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE