Estadualização do Hospital das Clínicas: Secretário de Saúde de Jataí crítica o processo realizado no mandato anterior

Política Top Destaque

O Hospital das Clínicas Dr. Serafim de Carvalho, foi estadualizado no mês de abril de 2020, após o hospital passar por várias dificuldades devido ao fato de atender as demandas não só de Jataí, mas de toda a região e de não ter contrapartida financeira dos outros municípios.

NUMBERS-300x250

Constavam na justificativa do processo de estadualização o fato de que o processo de regionalização e integração das ações e serviços de saúde em tempos de pandemia; e também a prerrogativa de otimização e organização da rede e dos fluxos assistenciais. Tudo com o intuito de evitar um possível colapso no sistema estadual, a exemplo do que ocorreu em países como a Itália, que se furtou a estabelecer o isolamento social num primeiro momento.

Os pactos realizados entre o estado de Goiás e o município não deixam claros, segundo Amilton Prado, a garantia de acesso aos munícipes e aos estudantes que dependem do campo de estudos. Na visão do Secretário, o que houve até o momento foi a doação de patrimônio para o governo estadual e não a efetiva estadualização, com os benefícios que esse processo deve trazer ao sistema de saúde em Jataí.

Por Estael Lima
Foto capa: Danilo Souza
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.