Saúde e Bem Estar Top Geral

Dossiê da insônia: O que é, sintomas, causas e como tratar

Depression and insomnia- young woman sitting on bed
Pois não há nada pior do que deitar-se para dormir e não conseguir de forma alguma

A insônia é uma velha conhecida de grande parte da população brasileira. A gente sabe que ela nos deixa cansados, nervosos, sem disposição e com oscilações descomunais de humor.

O que muita gente não sabe, são as suas causas, origens e como tratá-la. Banalizar a insônia é muito corriqueiro e traz inúmeros prejuízos para a saúde como um todo.

É um distúrbio sério que pode ser causado por fatores como: ansiedade, depressão, uso errado de medicações, e até mesmo doenças crônicas, tais como: artrite, insuficiência cardíaca, distúrbios de tireoide e muitíssimos outros.

Hábitos adquiridos pela correria da vida também podem causar quadros de dificuldade para pegar no sono. Dormir e acordar em horários aleatórios, sem uma rotina específica, praticar atividades que aceleram o metabolismo e, obviamente, tentar dormir em locais não apropriados, com muito barulho e desconfortáveis. Parece óbvio, mas são extremamente recorrentes e passam despercebidos.

Caso a insônia não seja um quadro isolado, que aconteça esporadicamente em sua vida, o principal a se fazer é procurar um profissional e averiguar a fundo o que te afeta.

Contatar profissionais do ramo da saúde é primordial, uma vez que o sono é um influenciador e agente poderoso para regular o funcionamento do organismo. Neurologistas, psiquiatras, e médicos especializados na medicina do sono são grandes auxiliadores.

E o velho mantra das literaturas de saúde, alimentação saudável e prática de exercícios físicos, em horários estratégicos, irão ajudar muitíssimo na noite tranquila e proveitosa de sono.

Cuidar da saúde envolve um panorama muito abrangente e ater-se à seu próprio corpo faz toda a diferença, seja no seu organismo ou na hora de dormir.

Carolina Craveiro Carvalho
Foto Capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Enquete:

O Panorama quer saber a sua opinião: Educação sexual nas escolas de Jataí. Você é contra ou a favor?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...