Galeria de Vídeos Política Top Destaque

Divisor de Águas: Kátia Carvalho, presidente em exercício da Câmara, fala sobre a situação atual do parlamento jataiense

Em entrevista coletiva, a mesma comentou sobre os últimos acontecimentos envolvendo Mauro Bento Filho e João Rosa

A Câmara Municipal de Jataí nunca esteve tão movimentada quanto nos últimos dias. Isso porque, o Ministério Público encontrou irregularidades envolvendo os vereadores Mauro Bento Filho (MDB), então presidente da Câmara, e João Rosa (PSDB).

Mauro foi afastado do cargo de vereador, e, consequentemente, presidente, pelo prazo de 180 dias. Enquanto João Rosa optou pela renúncia.

Diante desse cenário, a então vice presidente, Kátia Carvalho (SD), assumiu a Presidência e, por meio de coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (9), juntamente com o procurador Leonardo Amaral, falou sobre a atual situação do legislativo jataiense.

A Câmara contará agora com apenas 9 vereadores, uma vez que não haverá suplente durante o período de afastamento de Mauro Bento Filho, o mesmo, inclusive, poderá voltar ao cargo de vereador a depender do resultado das investigações em curso. Porém, segundo o procurador, as atividades da Câmara continuarão sem nenhum prejuízo, já que o quórum mínimo é de 6 vereadores.

Kátia afirmou que medidas estão sendo tomadas para evitar novas irregularidades. Uma delas é a formação da Comissão de Ética, com o objetivo de aproximar os cidadãos jataienses do Legislativo.

Outra medida envolve a Ouvidoria da casa, que, apesar de não ter o mesmo peso de acusações do Ministério Público, também serve como canal de denúncias e cobranças pela população.

O procurador Leonardo afirmou que, em caso de denúncias contra outros vereadores, medidas cabíveis serão tomadas assim como nos casos prévios.

Kátia, quarta mulher a assumir a presidência da Câmara Municipal de Jataí, enfatizou a importância da transparência durante seu exercício da Presidência e nos próximos tempos.

Além disso, quando perguntada sobre a CPI da Saúde, em andamento, elencou que a mesma não será prejudicada, e que apenas deixará de fazer parte da Comissão por ser Presidente.

Larissa Pedriel
Foto Capa: Vânia Santana / CMJ
Jornalismo Portal  Panorama
www.panorama.not.br