Foto: Vânia Santana

A Equipe Panorama conversou com a presidente interina da Câmara, Kátia Carvalho, para saber mais sobre o fato...

A última sessão legislativa do ano não foi nada tranquila na Câmara Municipal de Jataí. A sessão prevista para a manhã de hoje (12) acabou sendo suspensa por conta de ânimos exaltados de alguns vereadores, que discutiram na sala anexa ao plenário.

Nos bastidores, a Equipe Panorama entrevistou a presidente interina da Câmara, Kátia Carvalho, para saber mais sobre o assunto.

A discussão se tratava de um projeto que busca aumentar o número de vereadores em Jataí, que passariam a totalizar 15. Enquanto alguns assinaram a favor do projeto, outros retiraram sua assinatura acreditando não se tratar de momento adequado para tratar do assunto, que não foi discutido com a população e não havia sido protocolado momentos antes da sessão.

A presidente se posicionou a favor do projeto, destacando que levaria a maior representatividade, mais mulheres no parlamento e, principalmente, não aumentaria os gastos. Ela também comentou que há um projeto que busca reduzir os servidores paralelamente.

“A gente não consegue atender as demandas da população, é sobre humano”, disse Kátia.

Quando questionada sobre a falta de debate do assunto com a população, ela disse que haveriam muitas demandas por representatividade por diversas áreas da sociedade.

Ela ressaltou o quanto o trabalho da Câmara ficou prejudicado por conta da falta de quórum durante este ano, situação decorrente do afastamento de alguns vereadores investigados pelo Ministério Público.

“Não tem jeito de ficarmos sem vereadores. Precisamos de pessoas mais competentes, esclarecidas e com vontade de trabalhar. […]Estamos buscando um legislativo independente, sabemos que houveram situações que prejudicaram a população mas não estamos fazendo coisa errada aqui”, explicou a presidente.

Vale lembrar que o Portal Panorama vem discutindo esse assunto desde o início do ano. Em uma enquete para saber a opinião dos jataienses sobre o assunto, 2.962 pessoas responderam a pergunta, sendo que, dessas, 76% (2.251) se mostraram contra, e 24% (711) votaram a favor.

Também realizamos uma pesquisa através da rede social Instagram. Em que, de 205 votantes, 93% votaram contra, e apenas 7% a favor.

O projeto não deve voltar ao plenário na sessão desta tarde, segundo Kátia Carvalho, mas tudo pode acontecer…

Larissa Pedriel
Foto Capa: Vânia Santana
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE