Enquete Política Top Destaque

Resultado da Enquete: Qual é a opinião dos jataienses sobre ter 17 vereadores na Câmara Municipal?

Plenário João Justino de Oliveira, CMJ - Foto: Vânia Santana
Confira os resultados e opiniões de personalidades importantes sobre o assunto

Na última semana, o Portal Panorama realizou uma enquete para saber a opinião dos jataienses sobre o aumento de vereadores na Câmara Municipal, de 10 para 17.

Leia também: ENQUETE: Jataí pode ter até 17 vereadores. Você é contra ou a favor?

A pergunta é fruto de um contexto de desordem no Legislativo, e também, de alinhamento com a Constituição Federal, que permite até 17 vereadores para municípios com mais de 80.000 habitantes.

Assim, vamos aos resultados, 1948 pessoas responderam a pergunta, sendo que, dessas, 64% (1237) se mostraram contra, e 36% (711) votaram a favor. Dados que equivalem até o momento de fechamento desta reportagem.

É preciso esclarecer o modo de funcionamento de nossas enquetes, o sistema registra o IP válido, descartando mais de uma votação pela mesma pessoa em um determinado período de tempo.

Também realizamos uma pesquisa através da rede social Instagram. Em que, de 205 votantes, 93% votaram contra, e apenas 7% a favor.

Em busca de qualificar o debate, conversamos com personalidades importantes de nossa cidade para saber o parecer deles sobre esse assunto controverso.

O presidente da OAB, Subseção de Jataí, Dr. Antônio Barbosa afirmou ao Panorama: “Eu vejo que nós estamos passando por um momento bastante complicado e turbulento no nosso Legislativo Municipal de Jataí. Talvez seja o momento de, primeiro, se reafirmar a importância do Legislativo para a comunidade, para que essa representatividade realmente reflita nos anseios de toda a sociedade.

Portanto, nesse primeiro momento, não vejo como salutar que essa seja a medida mais adequada, aumentando o número de parlamentares. Talvez, em momento futuro, isso possa vir a acontecer, mas, diante das situações que nós temos passado ultimamente em nosso Legislativo Municipal, talvez não seja o momento mais adequado”.

Tentamos obter um pronunciamento da Dra. Simone Oliveira Gomes, advogada e atual Vice Prefeita de Jataí, mas não obtivemos resposta até o momento de fechamento desta reportagem. Assim, extraímos seu comentário direcionado ao Panorama nos grupos de mensagens e redes sociais:

Acho bacana a questão da enquete ! Mas sugiro um debate do assunto, com um texto esclarecedor sobre o funcionamento da câmara, dos recursos obrigatórios! Teríamos que esclarecer a população, pois simplesmente demonizar a política, sem a formação de consciência crítica não vai resolver !

Hoje temos uma câmara com 7 vereadores e sua maioria de situação! Isso é democrático ? Permite o debate saudável e o contraditório ? Os interesses do povo serão priorizados na apreciação de projetos de lei ou nas fiscalizações que deveriam ter acontecidos e devem acontecer ? Há que se refletir !

Se tivéssemos 15 vereadores, com no máximo 3 assessores, o custo operacional seria o mesmo e permitiria que própria casa, através de seu conselho de ética se fiscalizasse, sem descontinuidade de suas atividades precípuas, que ao meu ver, é ser a voz do povo, o fiscal da gestão dos recursos e a propositura de projetos de lei de interesses coletivos !”

E aí, o que você acha? Concorda com algum deles? Deixe sua opinião nos comentários.

Larissa Pedriel
Foto Capa: Vânia Santana/CMJ
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Enquete:

Você sabe quem são os dez vereadores jataienses eleitos em 2016?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...