Automóvel

Dirigir descalço é proibido? E sem camisa?

Foto: Internet
Esclarecemos a permissão ou proibição de algumas condutas que podem gerar dúvidas no trânsito

Não usar cinto de segurança ou dirigir acima da velocidade permitida, todos sabem que é proibido. Mas algumas condutas mais simples podem gerar dúvidas mesmo em quem dirige há muito tempo.

Para quem não tem muita certeza, a Equipe Panorama foi atrás de respostas com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Dirigir descalço

Pode! A lei proíbe dirigir “usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais”. Assim, dirigir descalço é permitido, mas dirigir de chinelo ou salto alto é proibido. O ideal é buscar calçados que não tenham risco de sair do pé e com sola plana e leve.

Dirigir sem camisa

Pode! A legislação não proíbe essa conduta, porém para quem está sem camisa, o cinto de segurança pode incomodar, fazendo com que a pessoa não o utilize. E, a não utilização do cinto de segurança é proibida.

Dirigir grávida

Pode! Diferente de antigamente, hoje a lei não prevê nenhuma restrição nesse aspecto. Mas a gestante, como os demais, deve utilizar o cinto de segurança, fato que dificulta a direção nos últimos meses de gravidez.

Fumar enquanto dirige

Não pode! O problema não é fumar no carro, e sim dirigir com apenas uma das mãos. A não ser que alguém consiga fumar sem usar as mãos, a prática é proibida.

A Lei só permite conduzir com uma mão para “fazer sinais regulamentares de braço, mudar a marcha do veículo, ou acionar equipamentos e acessórios do veículo”. A infração é média, cabendo aplicação de multa.

Dirigir ouvindo música em fones de ouvido

Não pode! O uso de fones de ouvido para dirigir é enfaticamente proibido no CTB, já que o motorista pode não ouvir buzinas e outros sinais de alerta. E não vale dizer que o fone está somente em uma das orelhas, som na direção somente no alto falante, e, ainda assim,  deve estar em volume não audível fora do veículo. Conduta diversa é infração média, cabendo aplicação de multa.

Levar animais no colo

Não pode! Transportar animais no veículo é permitido, porém deixá-los nessa posição pode atrapalhar a direção. Animais só podem andar no banco do passageiro e é recomendável que eles estejam presos pelo cinto ao banco para que não se machuquem em casos de algum acidente, frenagens ou acelerações.

Levar crianças no banco da frente

Não pode! A legislação prevê que crianças menores de 10 anos devem ser transportadas no banco traseiro, usando cinto de segurança ou cadeirinha. Caso contrário, é caracterizada infração gravíssima. Existem porém, algumas exceções específicas:

1) Quando o veículo não tiver banco traseiro;
2) Quando a quantidade de crianças com menos de dez anos for maior do que o que cabe no banco traseiro (quatro crianças para três lugares atrás, por exemplo);
3) Quando os bancos traseiros só tiverem cintos de segurança do tipo “subabdominal”, isto é, aqueles que têm apenas dois pontos e são menos seguros do que os que sustentam todo o tronco.

Dirigir de óculos

Pode! E não só pode, como deve. Quem tem problemas de visão, e é registrado na carteira de habilitação, deve usar óculos, caso contrário, caracteriza infração gravíssima. Não há diferença entre óculos e lentes de contato.

Levar muitos passageiros no banco de trás

Não pode! A maioria dos veículos tem capacidade para três passageiros atrás, levar mais do que isso configura “lotação excedente”, independentemente se o carro tem espaço ou se os passageiros estão confortáveis. A infração é média e sujeita a multa e retenção do veículo.

E aí, tirou suas dúvidas? Se não, deixe nos comentários uma conduta que você não tem certeza se é proibida no trânsito, e nós respondemos para você!

Larissa Pedriel
Foto Capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Enquete:

Enquete! O PaNoRaMa quer saber a sua opinião: Proibição do uso do narguilé em público e da venda a menores. Você é contra ou a favor?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Enquete:

Enquete! O PaNoRaMa quer saber a sua opinião: Proibição do uso do narguilé em público e da venda a menores. Você é contra ou a favor?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...