Carne bovina tem redução nas exportações de 14% no primeiro semestre

Agronegócio

No primeiro semestre deste ano, o faturamento com as exportações de carne bovina alcançou o valor de US$ 2,7 bilhões, representando uma diminuição de 18% em faturamento e 14% em volume, quando o país exportou 656 mil toneladas de carne. Por outro lado, as exportações para o mercado egípcio, em comparação a 2014, cresceram 25% em faturamento e 28% em volume. Já para os Estados Unidos, o crescimento foi de 83% para carne industrializada, totalizando um aumento de 61% em faturamento.

TEste 2020 aac

O que retraiu o mercado, garantem os especialistas, foi principalmente à queda nas exportações para Hong Kong, Rússia e Venezuela, três grandes mercados para o Brasil, mas que vem sofrendo crises relacionadas com o petróleo e variações cambiais no cenário mundial. Entretanto, a expectativa para o segundo semestre é boa, com possibilidade de recuperação devido ao fim dos embargos da China, Iraque e África do Sul, além da abertura do mercado americano à carne brasileira.

Em relação ao tipo de produto que é comercializado para outros países, a carne in natura continua sendo o mais exportado pelas indústrias brasileiras. No primeiro semestre, foram mais de 494,1 mil toneladas somente deste produto, com faturamento de US$ 2,09 bilhões.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.