Agronegócio

Campanha contra febre aftosa: Saiba como proteger seu gado

Brasil almeja alcançar status de país livre da doença

A campanha de vacinação contra febre aftosa teve seu início na última semana e já deixa em alerta os criadores de gado. Serão imunizados 218 milhões de animais, na maioria dos estados brasileiros.

A campanha terá uma data diferente só no Amapá, pois está prevista para acontecer em setembro. Ademais, Santa Catarina que se esquiva da precisão da vacina, haja vista, que é o único estado livre da doença.

O Brasil almeja alcançar o status de país livre da doença , daí, a necessidade da campanha proposta pelo  plano do Ministério da Agricultura. A eficiência da vacina continua a mesma, mesmo que o governo, na última semana, tenha reduzido a dose de 05 ml para 02 ml.

Quando aplicado no gado, são imprescindíveis alguns cuidados, com o intuito de evitar a contaminação do rebanho, como por exemplo, a cada pistola ou seringa que forem usada, é necessário trocar a agulha.

As precauções são importantes pois ajudam coibir inflamações que são usuais após a vacina, conhecidas como abcessos, situação que pode prejudicar na hora de comercializar a carne.

Carolina Craveiro Carvalho
Foto Capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Enquete:

O Panorama quer saber a sua opinião: Educação sexual nas escolas de Jataí. Você é contra ou a favor?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...