Como benefícios do consumo de iogurte natural, pode-se citar ainda a diminuição da fermentação, dos gases, das inflamações e infecções intestinais, melhorias no sistema imunológico, desaceleração do processo de envelhecimento e reposição de cálcio durante a menopausa.

O iogurte é alimento apreciado por quase todas as pessoas e presença certa na mesa de muitos brasileiros, principalmente durante o café da manhã, ou nos intervalos das principais refeições, como um lanche, ingerido com frutas e cereais.

Além de ser muito saboroso, o iogurte natural é fonte de diversos nutrientes essenciais ao organismo, como proteínas, carboidratos, diversas vitaminas como A, B1, B2, B3, B6, B12, C, D e minerais como potássio, cálcio, fósforo, zinco, magnésio e ferro. Um de seus principais destaques quando se fala em benefícios, é a ação dos lactobacilos probióticos que estão presentes na bebida. Estes organismos vivos auxiliam o corpo na digestão de alimentos, ajudam na sintetização de vitaminas e regulam a flora intestinal.

O iogurte natural é também uma ótima opção para quem tem problemas com intolerância à lactose, já que por conta dos lactobacilos, o açúcar natural do leite é acidificado e, portanto, torna-se uma bebida que pode ser consumida à vontade por estas pessoas.

Como benefícios do consumo de iogurte natural, pode-se citar ainda a diminuição da fermentação, dos gases, das inflamações e infecções intestinais, melhorias no sistema imunológico, desaceleração do processo de envelhecimento e reposição de cálcio durante a menopausa.

Segue abaixo uma receita de como preparar um delicioso iogurte natural:

Ingredientes:

• 1 copo de iogurte natural (pode ser desnatado ou integral);
• 1 litro de leite (pode ser desnatado ou integral);
• Frutas à gosto;
• Açúcar ou adoçante (à gosto).

Modo de preparo:

1. Esquente um pouco o leite;
2. Em uma vasilha com fechamento hermético, misture todo o leite com o copo de iogurte e mexa devagar até misturar completamente;
3. Deixe a vasilha bem fechada até o dia seguinte (por volta de 24 horas);
4. Se você puder, deixe a vasilha dentro do forno (apagado), assim o processo se acelera por ser um local abafado;
5. Verifique a consistência de tempo em tempo para ver se engrossou, mexendo com uma colher;
6. Quando tiver engrossado, leve à geladeira e utilize aos poucos;
7. Guarde um copo de 250ml do iogurte para preparar novamente a receita, assim não precisará comprar o iogurte natural;
8. O iogurte natural pode ser conservado na geladeira, mas para o consumo ele deve estar em temperatura ambiente.

Caso queira, você poderá acrescentar frutas ao iogurte natural caseiro, batendo-o no liquidificador com a fruta de sua preferência ou então ingerir o iogurte juntamente com uma salada de frutas, substituindo o leite condensado ou caldas.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE