Benefícios da culinária japonesa

A verdadeira comida japonesa, ou seja, aquela sem abuso de temperos, sal, frituras e açúcar, é considerada uma das melhores dietas de todo o mundo, promovendo inclusive a longevidade. Praticamente não usam gordura saturada, que é nociva para nosso organismo e fazem uso constante de alimentos ricos em substâncias importantes como o ômega 3, presente no salmão. Mas saiba que nem todos alimentos são saudáveis, principalmente se ingeridos em excesso, mesmo quando estão presentes em uma alimentação mais natural.

Um exemplo disso é o molho de soja, conhecido como shoyu. O adequado é não utilizá-lo em pratos onde já exista adição de sal. No yakissoba, os vilões são os molhos utilizados no preparo, já o arroz, base da culinária japonesa, possui grande quantidade de carboidratos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por outro lado, temos aqueles alimentos que nos proporcionam diversos benefícios, assim, por exemplo, as algas, presentes principalmente em sushis e temakis, são excelentes fontes de iodo, que melhora o sistema imunológico. Possui ainda vitaminas do complexo B, que regulam a serotonina, hormônio neurotransmissor que provoca sensação de prazer e bem estar. Além disso, de acordo com estudos da Universidade de Newscastle, na Grã-Bretanha, as algas são capazes de reduzir a absorção de gordura pelo organismo em até 75%.

Outro exemplo são os peixes, como salmão, truta e atum, que são bastante utilizados nesta culinária. Todos são ricos em ômega 3, um importante aliado do coração, pois ajudam a dissolver placas de gordura do interior de vasos sanguíneos, evitando doenças cardiovasculares. O ômega 3 aumenta também os níveis de HDL (bom colesterol) e diminui os níveis de LDL (colesterol ruim).

O pepino é outro alimento muito encontrado na culinária japonesa e seus benefícios são amplamente conhecidos. Por ser composto por aproximadamente 95% de água, tem poucas calorias e é ótimo para hidratar o organismo. É também um diurético natural e é fonte de potássio, que influencia a flexibilidade muscular, evitando cãibras. Consegue diminuir ainda irritações e inchaços da pele. Já o gengibre, também muito consumido, é rico em fibras e tem ação desintoxicante, favorecendo a digestão. Ajuda no combate a infecções, principalmente de garganta. Para os adeptos de dietas, é um alimento que consegue aumentar a temperatura corporal, intensificando a queima de gorduras, ajudando no emagrecimento.

Por fim, mais um exemplo de alimento que promove benefícios para nosso corpo, temos o tofu, que é um derivado da soja, por isso mesmo, possui as mesmas propriedades desta leguminosa, sendo uma excelente fonte de proteínas e rico em minerais como cálcio, fósforo e magnésio. De acordo com alguns pesquisadores da dieta japonesa, a ingestão de tofu contribui para a baixa incidência de certos tipos de câncer, como o de mamas, próstata e cólon, doenças cardiovasculares e osteoporose.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Share this content:

Rosana de Carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.