Cabines duplas: VW Saveiro Cross ou FIAT Strada Adventure?

Cabines duplas: VW Saveiro Cross ou FIAT Strada Adventure?

9 de setembro de 2014 1 Por Rosana de Carvalho

Neste segmento de picapes menores, o modelo da Fiat vem levando vantagem por muito tempo. Para incrementar ainda mais as vendas, recebeu mais uma opção de cabine, agora com versão dupla e três portas, com capacidade para 4 passageiros. Para não perder ainda mais de vista a concorrente, a VW Saveiro também lançou recentemente uma versão cabine dupla, mas homologada para 5 ocupantes no total. Tudo isso para tentar otimizar suas vendas, que quando comparadas no primeiro semestre deste ano, foram 87.886 unidades da Strada contra 41. 697 da picape da VW.

Portanto, para quem vê como boa opção uma picape de pequeno a médio porte, mas que até pouco tempo atrás não presava pelo espaço para carregar mais ocupantes, são duas opções diferentes, mas que possuem características semelhantes que tentam valer o preço inicial aproximado de 60 mil reais.

Segue abaixo algumas comparações entre os dois modelos:

– Motorização

Saveiro Cross: conta com um motor 1.6 16V de 110/120 cv a 5.750 rpm e 15,8/16,8 kgfm de torque a 4.000 rpm. O câmbio é manual de cinco marchas, com engates bastante precisos;

Strada Adventure: motor 1.8 E.torQ de 130/132 cv a 5.250 rpm e 18,4/18,9 kgfm de torque a 4.500 rpm. O câmbio é manual de cinco marchas, porém há opção do automatizado Dualogic.

Apesar de ter menos potência e torque, a Saveiro é mais leve, são 1.133 kg contra 1.253 kg da picape da Fiat. Por conta disso, o modelo da VW foi aos 100 km/h em 10,5 segundos, enquanto que a Strada foi em 11,3, entretanto, esta, por ter mais torque, leva vantagem nas retomadas.

– Itens de série

Saveiro Cross: possui ar condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, CD/MP3 com viva voz, volante multifuncional revestido em couro ajustável em altura e profundidade e ajuste de altura do banco do motorista. Trás ainda itens exclusivos, como controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, ABS off-road e espelhos eletrocrômicos.

Strada Adventure: além do ar condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, possui a terceira porta, do tipo suicida, que lhe é exclusiva. Este modelo leva em consideração os diversos pacotes de opcionais. Por exemplo, o sistema de bloqueio Locker sai por R$ 1.737,00 e o kit Dark, com rodas e faróis escuros, rádio Connect e volante multifuncional, retrovisores elétricos e capota marítima sai por R$ 2.448,00.

Para compensarem o valor salgado de 60 mil reais, as duas marcas tentam rechear seus modelos com itens de conforto, tecnologia, segurança e estética. O modelo da VW é mais recente, enquanto que a Strada possui um projeto já defasado, por isso, possuem configurações diferentes para tentar conquistar o público, geralmente de pessoas mais jovens.

– Espaço

Saveiro Cross: pode levar até cinco passageiros, entretanto, no espaço traseiro comporta no máximo dois adultos. Possui janelas laterais basculantes para aumentar a ventilação do local. Sua caçamba possui 580 litros, enquanto que a versão estendida tem 734 litros.

Strada Adventure: com a terceira porta, o acesso tornou-se mais facilitado, porém o cinto dianteiro direito acaba atrapalhando um pouco. O espaço traseiro foi homologado para carregar apenas dois passageiros. Sua caçamba possui capacidade de 680 litros por ter bordas mais elevadas.

– Acabamento

Saveiro Cross: bom acabamento e com peças bem encaixadas. Apesar disso, há muito plástico em seu interior, que são rígidos e com textura que poderia ser melhor.

Strada Adventure: plásticos com diversas tonalidades, mas com pouca qualidade, assim como sua rival. Peca por ter um interior já ultrapassado em relação a novos modelos.

– Consumo

Saveiro Cross: por ser muito nova no mercado, ainda não há muitos testes de consumo, mas deve ser bastante parecido com o consumo da versão cabine estendida, porque são apenas 13 kg a mais. Média de 8,2 km/l de etanol na cidade e 11 km/l na estrada.

Strada Adventure: segundo a Fiat, em breve o motor E.torQ será modernizado com o intuito de ser mais econômico. Enquanto isso não acontece, suas médias foram 7,3 km/l de etanol na cidade e 10,4 km/l na estrada.

Na totalidade das comparações, o gosto pessoal também deve ser levado em consideração no momento da compra. Em relação aos modelos, a Saveiro conseguiu se sobressair, principalmente pelo conforto, desempenho e itens de série. Já a Strada, possui mercado consolidado em que os números de vendas falam por si só. Em relação ao modelo com cabine dupla, possui o diferencial que é a terceira porta, facilitando o acesso de passageiros. Entretanto, perde no preço de seus pacotes de opcionais, podendo sair no final com um preço ainda mais salgado.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa