Bacon, hambúrguer e salsicha novamente na lista dos vilões para a saúde

Saúde e Bem Estar

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta segunda feira (26) uma nota explicitando que carnes processadas, como salsichas, bacon, presunto, hambúrguer e linguiças, foram classificadas como alimentos cancerígenos para humanos. Já as carnes vermelhas, como algumas partes do boi, porco, carneiro, bode e cavalo, foram consideradas como provável risco cancerígeno. Tal decisão levou em consideração evidências de que o consumo frequente de tais produtos provoca câncer colorretal, segundo a Agência Internacional de Pesquisa do Câncer.

CAT- Saúde

Dessa forma, segundo especialistas que elaboraram a pesquisa, para cada porção de 50 gramas desse tipo de carne consumida diariamente, o risco deste tipo de câncer aumenta em 18%. Este resultado teve como embasamento mais de 800 estudos que tratam da associação de cerca de 12 tipos de câncer com o consumo de carne vermelha ou processada em países e populações de dietas variadas. Com isso, a OMS ressalta a orientação do consumo limitado de carne entre humanos, sem deixar de levar em consideração os valores nutricionais de tais alimentos.

Porém, estudos como este não são unanimidade na comunidade científica. Muitas organizações têm demonstrado com clareza os benefícios do consumo da carne vermelha à saúde, sendo a proteína animal uma fonte importante para a nutrição humana. Por isso, acredita-se que no Brasil, este estudo da OMS não irá afetar o consumo da carne vermelha e processada. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) afirmou que analisará o estudo por completo antes de se pronunciar.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.