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Alimento poderoso: Saiba tudo sobre as propriedades nutricionais do alho

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O tempero que não pode faltar na mesa dos brasileiros é utilizado há séculos como medicamento natural...

Se tem algo que não pode faltar na mesa dos brasileiros é alho (e cebola!). O tempero tradicional em nossa cultura é utilizado há séculos como medicamento natural contra gripes e resfriados e para melhorar o sistema imunológico.

Mas o que o alho realmente pode fazer por nossa saúde, de acordo com estudos, evidências científicas e especialistas?

Afinal, quais são as propriedades nutricionais do alho?

O alho é rico em vitaminas, minerais e vários outros nutrientes. Alguns deles são:

  • Vitaminas A, C, E, B1 e B6
  • Minerais zinco, selênio, enxofre, manganês, ferro, magnésio, fósforo, cobre e potássio
  • Fonte de alicina, fibras e proteínas
  • Fonte de compostos bioativos como flavonoides, oligossacarídeos e arginina

E quais são os “poderes” dos nutrientes do alho?

Origem do odor característico do alho, a alicina é um excelente aliado no combate a fungos, vírus e bactérias.Ou seja, o alho é realmente eficaz no combate a gripes e resfriados. Além disso, a vitamina C também atua no aumento da imunidade.

E não para por aí, o selênio e o zinco tem forte ação antioxidante, protegendo o cérebro de danos causados pelos radicais livres, prevenindo a demência e a doença de Alzheimer.

No conjunto da obra, os nutrientes mencionados acima ajudam a prevenir:

  • Aterosclerose, por reduzirem o colesterol ruim (LDL) e os triglicerídeos
  • Doenças do coração, por reduzirem o colesterol e também por facilitarem a circulação sanguínea (o que diminui a pressão arterial)
  • Problemas respiratórios, como a asma
  • Desgaste ósseo, especialmente nas mulheres, por atuarem na produção do hormônio estrogênio

O alho também é um anti-inflamatório natural, graças à alicina, e ajuda a proteger os órgãos internos contra a ação de metais pesados, como o chumbo, por conta do enxofre.

É verdade que o alho ajuda a combater o câncer?

As evidências científicas ainda não são claras sobre isso, mas apontam para um auxílio na prevenção de câncer de cólon (intestino), estômago, bexiga, próstata e esôfago. A alicina impulsionaria a defesa do organismo e cooperaria para que o sistema imune inibisse as mutações das células cancerígenas.

Mas atenção! As evidências são fracas e o alho não substitui um tratamento especializado.

É verdade que beber chá de alho beneficia a saúde?

Sim! Além de fortalecer o sistema imunológico, dando aquela força contra os sintomas de gripes e resfriados, a temperatura do chá também ajuda a aliviar a tosse e o catarro preso, e os sintomas da sinusite.

Cru, cozido ou frito: faz diferença?

Nutricionalmente, sim. Quando os dentes do alho são cortados, triturados ou mastigados crus, a liberação de alicina é mais poderosa. Colocar os dentes partidos para refogar ou ferver diminui a liberação desse nutriente e, consequentemente, os benefícios dele para a saúde.

Quanto de alho é ideal comer por dia para ter todos esses benefícios?

Não existe um consenso, mas o Ministério da Saúde do Canadá e a Agência Federal Alemã de Saúde recomendam 4 gramas de alho cru por dia (um dente e meio de alho).

Larissa Pedriel
Foto Capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

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